Mu Arae c

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de HD 160691 c)

Mu Arae c, também conhecido como HD 160691 c ou Dulcinéia, é o 123º planeta extra solar descoberto, e o primeiro apresentando uma forte probabilidade de ser um planeta telúrico como a Terra.

Este planeta extra-sistema solar foi descoberto no dia 26 de Agosto de 2004 por uma equipa liderada pelo astrónomo Michel Mayor do observatório de Genebra, que descobriu também o primeiro planeta extrasolar em 1995, na equipa em que participa o português Nuno Cardoso Santos.[1] As observações foram realizadas com um telescópio europeu de 3,60 metros instalado no Observatório de La Silla no Chile.

Este planeta apresenta uma massa estimada de apenas 14 vezes a da Terra, o que possibilita a sua forma telúrica, em vez de gasosa como os 122 planetas extra solares até agora descobertos. Deveria, neste caso possuir, como no caso da Terra, um núcleo, um manto e uma crosta.

O planeta orbita em volta de uma estrela chamada Mu Arae, visível com o olho nu, no hemisfério austral e localizada a 49,8 anos-luz da Terra, na Constelação do Altar (Ara em latim). Estima-se que tem a 108% da massa do Sol e pode ser 32% maior que este. Tem cerca de 1,7 vezes a luminosidade do Sol, mas suspeita-se que é mais velho, movendo-se para uma fase de supergigante, na evolução estelar. Mu Arae é rica em metal, mais que o nosso Sol. O planeta encontra-se 10 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra do Sol (0,1 unidade astronómica) e realiza a translação em 9,5 dias.

A detecção de Mu Arae c foi possível com a ajuda do espectrógrafo HARPS, que permite registar o espectro luminoso dos astros estudados. Os planetas provocam sobre as suas estrelas um curto movimento, devido as suas respectivas gravitações. O espectro luminoso da estrela fica então deslocado, para o azul se o planeta se afasta da Terra ou para o vermelho se o planeta se aproxima da Terra. As variações do espectro no tempo permitem uma estimativa das características orbitais de um planeta: Massa mínima, período de rotação, distância de sol.

Sistema planetário[editar | editar código-fonte]

A 25 de Agosto de 2004, acredita-se que três planetas orbitam Mu Arae.

Além de Mu Arae c, dois outros planetas estariam em órbita à volta desta estrela:

Um gigante gasoso, situado a 1,5 UA e que perfaz a órbita em 640 dias.

Outro gigante gasoso, mais pesado e mais afastado.

Referências

  1. «"Esta é uma oportunidade única de baptizar planetas com nomes portugueses"». contacto-online. 21 de abril de 2024. Consultado em 21 de abril de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]