HMS Cormorant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
HMS Cormorant
 Reino Unido
Lançamento 1842
Características gerais
Tipo de navio Sloop-of-war
Tonelagem 1 400 t

HMS Cormorant foi um navio da categoria sloop-of-war de batalha da Marinha Real Britânica. Lançado ao mar em 1842, a Royal Navy desmantelou esta "edição" do Cormorant no ano de 1853.

Seu peso era de aproximadamente 1 400 toneladas e o armamento era composto por seis peças de artilharia. Era uma embarcação a vapor, construído em madeira e movido por rodas de pás, uma em cada bordo, e velame tradicional.

História[editar | editar código-fonte]

O Cormorant, juntamente com o HMS Rifleman, foram os dois navios da Marinha Real que atuaram mais próximos da costa brasileira, em meados do século XIX, no serviço de patrulha e repressão ao tráfico negreiro, obedecendo à lei Bill Aberdeen.

No final de 1849, o Lord Palmerston, comandando o Foreign Office, ordenou que a lei Bill Aberdeen fosse aplicada com rigor na costa brasileiro e ao receber suas novas instruções, o comandante do HMS Cormorant, o capitão Hubert Schumberg, iniciou a patrulha da costa sulamericana a partir do Rio da Prata, base dos navios ingleses.

Em 8 de janeiro de 1850, o navio aprisionou e incendiou o brigue-barca brasileiro Santa Cruz nas proximidades da Ilha de Alcatrazes, litoral paulista.

Em 1 de julho de 1850, entrou em batalha com a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá no fato histórico conhecido como “Incidente de Paranaguá”. Neste episódio, foi avariado, mas mesmo assim o capitão Schumberg incendiou os brigues Donna Ana e Sereia e confiscou a galera Campeadora que foi levada para Serra Leoa, na África.[1][2]

Referências

  1. A história do HMS Cormorant Site da Secretária de Educação do Estado do Paraná - acessado em 30 de junho de 2020
  2. O combate de Cormorant, em Paranaguá, e o fim da escravidão Jornal de Beltrão - acessado em 30 de junho de 2020

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MARTINS, Romário. Histórias do Paraná. Curitiba: Travessa dos Editores, 1995, 471 p.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.