Haikouichthys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaHaikouichthys
Haikouichthys ercaicunensis

Haikouichthys ercaicunensis
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Superclasse: Agnatha
Género: Haikouichthys

Haikouichthys é um género de Craniata. Terá vivido há 530 milhões de anos, durante a chamada "Explosão Cambriana". Haikouichthys tem um crânio definido e outras características que justificam ter sido classificado por paleontólogos como um verdadeiro craniata.

Análises cladísticas indicam que o animal, de 3 centímetros de comprimento, é provavelmente um peixe agnatha primitivo. Para alguns especialistas trata-se de um cordado próximo da lampreia.

Há quem afirme ser o peixe mais antigo, embora a Pikaia mostre uma anatomia mais arcaica. Também o Myllokunmingia possui guelras mais simples, sendo por isso anterior ao Haikouichthys no processo evolutivo. Para o criacionista Simon Conway Morris [1] e para outros cientistas a presença destes peixes sem maxilar no princípio do Cambriano sugere que a origem dos cordados se situa num passado mais distante do que era suposto.[2]

A recente descoberta em Peniche, Portugal, de um verme anelídeo ainda não classificado contribui para a identificação do provável progenitor dos cordados.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. No documentário “Test of Faith”, cientistas de fé expõem suas convicções – em Gazeta do Povo
  2. Erik Stokstad, “Exquisite Chinese Fossils Add New Pages to Book of Life,” Science, Vol. 291, 12 January 2001, p. 233.
  3. Fóssil de verme marinho (en, pt) (PENICHE FOSSILS)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.