Haikouichthys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHaikouichthys
Haikouichthys ercaicunensis
Haikouichthys ercaicunensis
Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Superclasse: Agnatha
(sem classif.) Craniata
Género: Haikouichthys
Espécie: H. ercaicunensis
Nome binomial
Haikouichthys ercaicunensis

Haikouichthys é um gênero de Craniata. Viveu aproximadamente há 530 milhões de anos, durante a chamada "Explosão Cambriana". Haikouichthys tem um crânio definido e outras características que justificam ter sido classificado por paleontólogos como um verdadeiro craniata.

Análises cladísticas indicam que o animal, de 3 centímetros de comprimento, é provavelmente um peixe agnatha primitivo. Para alguns especialistas trata-se de um cordado próximo da lampreia.

Há quem afirme ser o peixe mais antigo, embora a Pikaia mostre uma anatomia mais arcaica. Também o Myllokunmingia possui guelras mais simples, sendo por isso anterior ao Haikouichthys no processo evolutivo. A presença destes peixes sem maxilar no princípio do Cambriano sugere que a origem dos cordados se situa num passado mais distante do que era suposto.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Erik Stokstad, “Exquisite Chinese Fossils Add New Pages to Book of Life,” Science, Vol. 291, 12 January 2001, p. 233.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.