Haim Gidon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Haim Gidon é um grão-mestre de Krav Magá, um sistema de defesa pessoal israelense atualmente ensinado a militares, forças policiais e a civis em todo o mundo.

Ele foi co-fundador da IKMA (Israeli Krav Maga Association) em 1977. Em 1994, após a aposentadoria de Imi Lichtenfeld, o fundador do Krav Magá, tornou-se o Grão-Mestre e Presidente do IKMA. Foi-lhe concedido a faixa vermelha e branca de 8º Dan por Lichtenfeld. Atualmente Gidon detém a faixa vermelha de 10º Dan, que é o mais alto grau em Krav Magá.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gidon foi membro da primeira turma de formação de Krav Magá criada por Lichtenfeld no início da década de 1960. Gidon lutou na Guerra dos Seis Dias, a Guerra de Desgaste e na Guerra do Yom Kipur.

Após a Guerra dos Seis Dias, Gidon retomou o boxe competitivo e decidiu se aprofundar mais sobre os princípios de Krav Magá que tinha aprendido nas forças armadas. Em 1977, juntamente com Lichtenfeld e outros instrutores de elite, Gidon co-fundou a IKMA. Em 1994, Gidon foi eleito presidente da IKMA e abriu sua academia que atualmente é o principal centro de treinamento da IKMA, localizado na rua Ben Zion em Netanya, Israel. Em 1995, Lichtenfeld nomeou Gidon como a autoridade capaz de conceder o grau de faixa-preta de 1º Dan e graus superiores. Em uma cerimônia na IKMA, Lichtenfeld concedeu a Gidon um 8º Dan (um dos dois únicos já concedidos por Lichtenfeld), designando-o como o instrutor de escalão mais elevado de Krav Magá em todo o mundo.

A IKMA foi a associação original fundada por Imi Lichtenfeld e ele nomeou Haim como seu presidente quando Imi se aposentou. Há uma grande quantidade de vídeos e fotos que comprovam este fato, bem como o momento em que Mestre Gidon recebeu o 8º Dan.

Lichtenfeld aprovou o extenso trabalho em técnicas de solo de Gidon, modificações nas defesas contra armas e outras melhorias no sistema do Krav Magá. Como presidente da IKMA, ele ensinou táticas defensivas por, pelos menos, trinta anos para as principais agências de segurança e militares de Israel. Haim também recebeu uma comenda diretamente do Gabinete do Primeiro-ministro de Israel, agradecendo-lhe por suas contribuições pedagógicas para as organizações de segurança daquele país.

Referências