Hamadã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hamedan)
Hamadã
  Cidade  
Ruínas de Ecbátana, em Hamadã
Ruínas de Ecbátana, em Hamadã
Ruínas de Ecbátana, em Hamadã
Localização
Hamadã está localizado em: Irão
Hamadã
Localização de Hamadã no Irão
Coordenadas 34° 48' N 48° 31' E
País Irã Irão
Província Hamadã
Características geográficas
Área total 106,18 km²
População total (2006) 473,149 hab.
Densidade 4,5 hab./km²
Altitude 1 850 m

Hamadã ou Hamadan (em persa: همدان), conhecida como Ecbátana na Antiguidade, é a capital da província homônima, no Irã. Em 2005 a população da cidade era estimada em 550 284 habitantes. È considerada a mais antiga cidade persa e uma das mais antigas do mundo.

A cidade localiza-se numa área montanhosa coberta por vegetação, no sopé do monte Alvand (3 574 m), no centro-oeste do Irã, aproximadamente 400 km a sudoeste de Teerã. Hamadã encontra-se 1 850 m acima do nível do mar, nas coordenadas 34°51′N 48°31′E.

A natureza especial desta antiga cidade e seus sítios históricos atraem vários turistas durante o verão.

A forma em português Hamadã é encontrada em Machado, José Pedro, in Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, Livros Horizonte, 3ª edição, 2003.

História[editar | editar código-fonte]

Ver também : Ecbátana

Alguns historiadores creem que Hamadã foi erguida em torno de 3 000 a.C.; uma inscrição do primeiro rei assírio faz com que alguns apontem o ano de 1 100 a.C. como a data da fundação. A cidade sempre esteve no centro da história da Pérsia, em quase todas as suas fases históricas.

Hamadã foi uma das múltiplas cidades capitais da dinastia aquemênida e teve diversas designações ao longo da história: Hagmatana (em persa antigo), Ecbátana (versão portuguesa da forma grega, esta derivada do persa antigo) e muitas outras variações devidas a corruptelas e erros de pronúncia. Estima-se que Hagmatana tenha sido a capital da Média.

Durante o período parto, a capital do império foi fixada em Ctesifonte, permanecendo Hamadã a capital de veraneio dos governantes partos. Os sassânidas também construíram palácios de verão na cidade. Os seljúcidas seguiram o exemplo e transferiram de Bagdá para Hamadã a sua capital. A invasão da Pérsia por Tamerlão causou a completa destruição da cidade, mas esta voltou a florescer no período safávida. No século XVIII, Hamadã foi entregue ao Império Otomano, mas reintegrou-se ao Império Afexárida posteriormente. Hamadã fazia parte da Rota da Seda.

Clima[editar | editar código-fonte]

A província de Hamadã encontra-se numa região montanhosa de clima temperado, a leste da cordilheira de Zagros. A cidade é uma das mais frias do Irã, com temperaturas de inverno abaixo de -30°C e neve. Os verões são curtos, com temperatura amena e dias ensolarados.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo, Hamadã abrigou diversos expoentes culturais ao longo da história.

Encontra-se na cidade o túmulo de Avicena.

Shirin Ebadi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2003, nasceu em Hamadã.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Hamadã
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Irão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.