Hamilton Calderari Leal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Dr. Hamilton Calderari Leal
Nome completo Hamilton Calderari Leal
Nascimento 4 de novembro de 1923
Morte 5 de setembro de 2012 (88 anos)
Curitiba (Paraná)
Nacionalidade  Brasileiro
Ocupação médico e empresário

Hamilton Calderari Leal (Curitiba, 4 de novembro de 1923 - Curitiba, 5 de setembro de 2012) foi um médico brasileiro pioneiro no ramo da saúde na cidade de Curitiba pela construção e fundação de diversos hospitais, bem como outros empreendimentos médicos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Artur Leal e Waltelina Leal, formou-se em medicina no ano de 1948 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e iniciou sua vida profissional no Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná, sob orientação do médico Erasto Gaertner. Foi um dos médicos fundadores da liga Paranaense de Combate ao Câncer no ano de 1947 e durante sua carreira atuou como cirurgião geral, ginecologista e obstetra. No ano de 1949 ingressa na Universidade Federal do Paraná como professor de anatomia. Construiu e fundou diversos hospitais em Curitiba, dentre eles: Hospital Santa Cruz, fundado na década e 1960, Hospital Branca de Neve, Hospital Erasto Gaertner, Hospital do Portão e Hospital da Polícia Militar. Médico fundador da Paraná Clínicas, empresa de planos de saúde que atua na área empresarial, também construiu e fundou o Centro médico Plínio de Mattos Pessoa, empreendimento voltado para a área de saúde com diversos consultórios médicos.

Médico atuante na organização dos hospitais do Paraná, sendo um dos fundadores da Sindipar no ano de 1961, sua principal criação, o Hospital Santa Cruz, sempre esteve na vanguarda das novas tecnologias e avanços médico-hospitalares no estado do Paraná.

Prêmios recebidos[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

  • [1] Jornal gazeta do povo ed. de 05 de setembro de 2012-acesso em 15 de setembro de 2012
  • [2] acesso em 15 de setembro de 2012
  • [3] acesso em 15 de setembro de 2012
  • [4] acesso em 15 de setembro de 2012
  • [5] acesso em 15 de setembro de 2012

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • COSTA,Iseu Affonso da; LIMA,Eduardo Corrêa.O ENSINO DA MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Curitiba:Editora UFPR, 2007,2ed,361p.