Hangar 110

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hangar 110 Música e Cultura Ltda.
Conhecido por Hangar 110
Localização Rua Rodolfo Miranda, 110, Bairro Bom Retiro, São Paulo, SP, Brasil
Coordenadas 23° 31′ S 46° 37′ W
Tipo casa noturna
Gênero Cultura punk e alternativa
Inauguração Outubro de 1998
Proprietário Marco Badin
Website hangar110.com.br

Hangar 110 foi uma casa noturna localizado na Rua Rodolfo Miranda, 110, no bairro do Bom Retiro, na Zona Central de São Paulo. No dia 15 de Dezembro de 2017 proprietários do estabelecimento postaram no site Twitter o Fim do Hangar 110 disse Marco Alemão "O jovem não vem mais a shows. Só quer ver na internet. Caiu muito a frequência. Temos que terminar em alta". O último show do Hangar 110, no dia 23/12, será do CPM22, a primeira banda a tocar por lá.

História[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em outubro de 1998, desde o início o local foi voltado para o cenário alternativo e underground brasileiro.

Em atividade desde outubro de 1998, o Hangar 110  surgiu fruto de um ideal: abrir espaço para o cenário alternativo e underground brasileiro.

A princípio apresentando apenas atrações nacionais, não demorou muito para que o Hangar 110 passasse a ser local obrigatório para sediar também shows de importantes e históricas bandas do punk e hardcore mundial, tais como The Varukers, The Exploited e G.B.H. (UK), Agnostic Front (USA), Stiff Little Fingers (Irlanda), Força Macabra e Riistetyt (Finlândia), só para citar algumas.

Tendo em vista as dificuldades existentes para se organizar shows deste porte, pode-se dizer (sem demagogia) que os shows sempre aconteceram com uma boa organização, segurança e infraestrutura, até mesmo porque esta é uma das preocupações maiores da casa, que está sempre trabalhando para melhorar este quesito.

Apostando na força do hardcore e punk nacional, o Hangar 110 também valoriza os grupos de outros estados do Brasil. É enorme a quantidade com que surgem ótimas bandas nos quatro cantos do país, o que torna frequente a presença de muitas delas na casa. Isso só prova que as bandas estrangeiras são legais, mas aqui dentro do Brasil também tem muitas coisas boas que precisam ser valorizadas.

O Local: O Hangar 110 esta localizado no centro de São Paulo, ao lado da estação Armênia do metro, tendo capacidade para 640 pessoas.

O Proprietário: O responsável pelo Hangar é uma figura dos primórdios do punk rock no país, Marco Badin, o Alemão, como é popularmente conhecido, ex-integrante do seminal e extinto grupo Anarcoólatras.

Sabendo da dificuldade que as bandas iniciantes encontram procurando lugares com uma estrutura razoável para tocar, o Hangar 110 criou o Skema 110, um sistema onde recebe e analisa material dos grupos iniciantes ou já com alguma experiência a fim de montar eventos com a melhor combinação possível para que se tornem bons atrativos a quem prestigia a cena underground/alternativa nacional.

Hangar 110 cumpre um papel importante dentro do underground, dando oportunidade e incentivo ao surgimento de novos grupos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.