Hans-Joachim Bremermann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hans-Joachim Bremermann
Biofísica, matemática
Hans-Joachim Bremermann
Dados gerais
Nome de nascimento Hans-Joachim Bremermann
Naturalidade Estados Unidos norte-americano
Nacionalidade Alemanha alemão
Nascimento 14 de Setembro de 1926 (88 anos)
Local Bremen
Morte 21 de fevereiro de 1996 (69 anos)
Local Berkeley
Atividade
Campo(s) Biofísica, matemática
Instituições Universidade de Stanford
Universidade Harvard
Universidade da Califórnia em Berkeley
Instituto de Estudos Avançados de Princeton
Universidade de Washington
Alma mater Universidade de Münster
Tese Die Charakterisierung von Regularitätsgebieten durch pseudokonvexe Funktionen

Hans-Joachim Bremermann (14 de setembro de 1926, Bremen, Alemanha &ndash 21 de fevereiro de 1996, Berkeley, Estados Unidos da América) foi um matemático, biofísico e professor da Universidade da Califórnia em Berkeley. Trabalhou com ciência da computação e evolução, introduzindo novas idéias sobre como o acasalamento gera novas combinações genéticas. O teorema do Limite de Bremermann, nomeado sem sua homenagem, é a velocidade máxima computacional de um sistema auto-suficiente no universo material.

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Hans-Joachim Bremermann nasceu em Bremen, Bremen, em 14 de setembro de 1926, filho de Bernard Bremermann e Berta Wicke.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Bremermann concluiu seu doutorado na área de física e matemática em 1951 na Universidade de Münster, com o título de dissertação Die Charakterisierung von Regularitätsgebieten durch pseudokonvexe Funktionen (traduzido livremente como a caracterização do pseudo-funções convexas com regularidade), tornando-o um especialista em análises complexas. Em 1952 veio para os Estados Unidos como pesquisador da Universidade de Stanford e em 1953 foi indicado como pesquisador assistente na Universidade Harvard.

Após um breve retorno a Munster em 1954, voltou aos Estados Unidos para o Instituto de Estudos Avançados de Princeton e depois foi indicado ao cargo de professor assistente na Universidade de Washington.

Em 1959 Bremermann aceitou a indicação de professor associado na Universidade de Berkeley onde viria a ficar pelo resto de sua carreira onde aplicou seus conhecimentos matemáticos na física, teoria de distribuição, teoria da computação, inteligência artificial e biologia matemática. Ele lecionou as cadeiras de matemática e biofísica sendo promovido a professor em 1966.

Referências

  1. Krapp, Kristine M.. Notable Twentieth Century Scientists: Supplement, Volume 5 (em inglês). [S.l.]: Gale, 1998. p. 58. ISBN 0787627666