Hans Pfitzner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Hans Pfitzner
Nome nativo Hans Pfitzner
Nascimento 5 de maio de 1869
Moscou
Morte 22 de maio de 1949 (80 anos)
Salzburgo
Sepultamento Cemitério Central de Viena
Cidadania Alemanha
Alma mater Conservatório Hoch
Ocupação compositor, maestro, professor universitário, escritor, pianista
Prêmios Anel de Honra da cidade de Viena, Ordem do Mérito para as Artes e Ciência, Prêmio Goethe, Ordem Maximiliana da Baviera para Ciência e Arte
Assinatura
Hans Pfitzner Autogramm 1932-05-06.jpg

Hans Erich Pfitzner (Moscovo, 5 de maio de 1869Salzburgo, 22 de maio de 1949) foi um compositor alemão que se descrevia a si mesmo como anti-modernista. Seu trabalho mais conhecido é a ópera Palestrina, baseada na vida do compositor do século XVI Giovanni Pierluigi da Palestrina.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Moscovo, Pfitzner passou a maior parte de sua vida na Alemanha, trabalhando como maestro, pianista, professor e compositor. Ele era filho de um violinista profissional e tinha aulas com seu pai enquanto ainda era novo. A família se mudou para Frankfurt em 1872. Suas primeiras composições datam quando ele tinha onze anos, e em 1884 escreveu suas primeiras canções. Entre 1886 e 1890, estudou composição com Iwan Knorr e piano com James Kwast no Conservatório Hoch em Frankfurt. Pfitzner lecionou no Conservatório Koblenz entre 1892 e 1893. Sua música era respeitada por contemporâneos como Gustav Mahler e Richard Strauss.

Hans Pfitzner em um selo postal alemaão de 1994

Cada vez mais nacionalista com o passar da idade, o compositor foi primeiramente reconhecido por figuras importantes do partido nazista, em particular Hans Frank. Mas logo foi desconsiderado pelo grupo, que não apoiava sua associação de longa data com o maestro judeu Bruno Walter.

Após a Segunda Guerra Mundial, acabou em um asilo para idosos em Salzburgo, Áustria, onde morreu.


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.