Hans van Mierlo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hans van Mierlo como ministro da Defesa

Henricus Antonius Franciscus Maria Oliva "Hans" van Mierlo (Breda, 18 de agosto de 1931 - 11 de março de 2010) foi um político holandês.[1] Foi o fundador e líder do Democratas 66.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho do dono e diretor do banco de Breda Van Mierlo & Zonen, ele estudou direito na Universidade Católica de Nimega e trabalhou depois como jornalista.[2] Em 1966, Van Mierlo fundou com outros liberais o partido político D66 e de 1967 a 1973 ele foi presidente deste partido na Segunda Câmara.[2] Quatro anos mais tarde, ele abandonou a política por motivos relacionados a sua saúde, retornando no início do anos oitenta após ter submetido a uma transplantação de órgão.[2][3] Após seu retorno ele exerceu o cargo de ministro da Defesa no gabinete Van Agt. Com a queda deste gabinete ele tornou-se membro da Prmeira Câmara.[2] Em 1986, ele tornou-se líder do D66 e também voltou a ocupar o posto de presidente deste partido na Segunda Câmara. Em seguida, Van Mierlo foi vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores durante o primeiro e segundo gabinete Kok.[2]

Referências

  1. D66 founder Hans van Mierlo dies (em inglês)
  2. a b c d e Redação Encarta, Hans van Mierlo. Encarta 1998 Encyclopedie Winkler Prins Editie, 9 de setembro de 1997 (em neerlandês)
  3. Grijze, P., BNR Nieuwsupdate. BNR Nieuwsradio, 15 de março de 2012 (em neerlandês)
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.