Saltar para o conteúdo

Haplorhini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Haplorhini
Intervalo temporal: PaleocenoHoloceno
56–0 Ma
Papio hamadryas
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Subordem: Haplorhini
Pocock, 1918[1]
Infraordens
Sinónimos

Simia

O Wikispecies tem informações relacionadas a Haplorhini.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Haplorhini

Haplorhini (em português: Haplorríneo) é uma subordem de primatas e distingue-se da subordem Strepsirrhini, pela estrutura do nariz. O nariz dos haplorinos possui uma membrana ao redor das narinas, não limitando a gama de expressões faciais. Possuem um diâmetro cerebral maior e uma visão melhor, distinguindo cores e chegando a ser quase todos diurnos. Todos os símios possuem um útero de câmara única, e os tarsiiformes, bicordada como os estrepsirrinos. São acostumados a parir uma única cria e o tempo que passam com ela é maior que o dos estrepsirrinos.

Classificação e evolução

[editar | editar código-fonte]

Crê-se que se separaram dos estrepsirrinos há 63 milhões de anos. A primeira divisão no clado dos tarsiídeos se produziu em teoria faz 58 milhões de anos, por isso, muitos autores os colocam como Strepsirrhini.

O resto, Simiiformes (antes Anthropoidea), são os macacos do Velho e Novo Mundo, que até faz pouco, se acreditava que se haviam separado na África, mas hoje com os fósseis achados no Paquistão de Bugtipithecus inexpectans, Phileosimias kamali e Phileosimias brahuiorum se replantou esta asseveração.

Referências

  1. Pocock, R. I. (5 de março de 1918). «On the External Characters of the Lemurs and of Tarsius». Proceedings of the Zoological Society of London (em inglês). 88 (1–2): 19–53. ISSN 0370-2774. doi:10.1111/j.1096-3642.1918.tb02076.x 
  • Marivaux L, et al. 2005. Anthropoid primates from the Oligocene of Pakistan (Bugti Hills): data on early anthropoid evolution and biogeography. Proc Nat Acad Sci USA 102: 8436-8441. [1]