Hare Rama Hare Krishna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2010)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.


Haré Rama Haré Krishna
 Índia
1971 •  Cor •  142 min 
Direção Dev Anand
Produção Dev Anand
Roteiro Dev Anand
Elenco Dev Anand
Zeenat Aman
Mumtaz
Prem Chopra
Gênero Drama
Distribuição Shemaroo Entertainment
Lançamento Índia9 de dezembro de 1971
Idioma Hindi
[Shemaroo Site oficial]
Página no IMDb (em inglês)

Haré Rama Haré Krishna é um filme de 1971 dirigido pelo indiano Dev Anand, estrelado por ele e por Zeenat Aman. O filme foi um sucesso e um veículo de estrelas para fazer Zeenat Aman, que desempenhou uma hippie ocidentalizada, e ganhou o Prêmio Melhor Atriz Coadjuvante Filmfare Award, igual ao Prêmio de Melhor Atriz BFJA. O filme tratado com a decadência da cultura hippie. Com o objetivo de ter uma mensagem antidroga e também apresenta alguns problemas relacionados com a ocidentalização, como o divórcio.

Asha Bhosle ganhou Melhor Reprodução Feminina Filmfare Award pela música "Dum Maro Dum", que foi um enorme sucesso, tanto que essa música está em um dos melhores e conhecidos jogos fabricados pela Rockstar Games, Grand Theft Auto: Liberty City Stories. A música do filme foi composta por Rahul Dev Burman e as letras foram escritas por Anand Bakshi.

A história do filme Haré Rama Haré Krishna na verdade veio à mente de Dev Anand, quando ele viu os hippies e os seus valores que caíram em Catmandu, onde ele estava em uma visita depois de protestos contra o seu filme anterior Prem Pujari em Calcutá. Foi de baixa audiência, porque o filme tinha sido a oposição e alguns tinham queimado cartazes de Prem Pujari.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme é baseado em uma família indiana em Montreal, os Jaiswals. O irmão Prashant (Dev Anand) e a irmã Jasbir (Zeenat) têm um bom relacionamento como crianças. No entanto, os pais brigam e se separam deixando Prashant com a mãe e Jasbir com o pai. Diziam para Jasbir repetidamente que a mãe e o irmão estavam mortos e ela finalmente acredita que nunca vai ver Prashant novamente.

Ela é mal-tratada pela madrasta e foge de casa. Prashant cresce para ser um piloto, e ele descobre que Jasbir está em Catmandu, Nepal com um grupo de hippies.

Para se reunir com sua irmã, Prashant viaja para Catmandu e atende Shanti (Mumtaz), que mais tarde se casaria com ele, e também Janice que na realidade é sua irmã Jasbir com um novo nome e identidade. Ela se esqueceu de sua infância, mas Prashant não. Prashant tem que começar a vida novamente com sua irmã, entre outros eventos que incluem a sua suspeita como um ladrão em Catmandu e risco de perder sua vida.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]