HarperCollins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

HarperCollins Publishers LLC[1] é uma das maiores editoras do mundo, estando no chamado "Big Five", grupo das cinco maiores editoras de língua inglesa. Sediada em Nova Iorque, a companhia é subsidiária da News Corp. O nome da empresa é uma combinação de Harper & Row (uma editora americana adquirida em 1987, essa resultado da fusão entre a Harper & Brothers (fundada em 1817) e a Row, Peterson & Company) e a editora britânica William Collins, Sons (fundada em 1819), adquirida em 1990. O CEO mundial da HarperCollins é Brian Murray. HarperCollins tem grupos editoriais nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e na Índia.

Entre as suas mais famosas publicações estão as sagas "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, "Desventuras em Série", de Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) e "Divergente", de Veronica Roth e o conto infantil "Coraline", de Neil Gaiman. Detém ainda os direitos de publicação, nos EUA e no Reino Unido, da obra completa de J. R. R. Tolkien.

É ainda conhecida por ter sido uma das editoras a ter recusado a publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, livro que deu início à saga Harry Potter, da hoje bilionária autora J. K. Rowling.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Site Oficial. Visitado em 23/05/2015.
  2. Rhys Willians (29/01/1999). O estudante e a mãe solteira tiram o manto de Roald Dahl Potterish. Visitado em 23/05/2015.