Harrow & Wealdstone (Metropolitano de Londres)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Harrow & Wealdstone é uma estação de trem e do Metropolitano de Londres na Watford DC line e West Coast Main Line em Harrow e Wealdstone no Bairro londrino de Harrow. É 11 milhas (17,70 278 400 000 000 000 000 000 000 km) na linha de London Euston.[1] É também o terminal norte da Bakerloo line e a próxima estação para o sul é Kenton.

É servida pelo Metrô de Londres (Bakerloo line), London Overground, London Northwestern Railway e Southern. A estação está localizada entre The Bridge (que se une ao extremo sul da High Street) e Sandridge Close, com entradas que levam a ambas. É uma das estações mais antigas da região de Londres.[2]

O Acidente ferroviário de Harrow e Wealdstone de 1952, que matou 112 pessoas, ocorreu na estação. Continua sendo o pior desastre ferroviário da Grã-Bretanha em tempos de paz.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi inaugurada pela London and Birmingham Railway (L&BR) como Harrow em 20 de julho de 1837 no que era então Middlesex rural.[3] Na época em que a estação foi construída, a área era de campos e o assentamento grande mais próximo ficava em Harrow on the Hill cerca de 1,5 milhas (2,4 km) ao sul. Wealdstone era um conjunto de casas no extremo norte do que hoje é a Wealdstone High Street, cerca de 1 milha (1,6 km) ao norte da estação. Os edifícios da estação no lado sudoeste (Harrow) da estação são a parte mais antiga da estação, localizados ao lado do que eram as linhas rápidas até que as plataformas fossem usadas para a Euston posterior para Watford DC line e a linha principal os trilhos foram reencaminhados através das plataformas de linha lenta anteriores e novas plataformas (números 5 e 6) para o nordeste; um novo prédio maior da estação também foi erguido neste lado Wealdstone da estação em 1912.[4] A passarela da estação foi originalmente construída com uma barreira central de altura total com passageiros usando o lado "Londres" e funcionários ferroviários e postais usando o lado "país" para mover mercadorias e correio por meio de elevadores que foram removidos no início dos anos 1970, deixando dois pacotes elevadores que servem as plataformas da linha DC para o restante tráfego postal.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «LEC1 mileages» 
  2. «Connecting London: the 5 oldest railway stations - Montcalm Blog». 20 de janeiro de 2015 
  3. Harris, Cyril M. (2006) [1977]. What's in a name?. [S.l.]: Capital Transport. 33 páginas. ISBN 1-85414-241-0 
  4. «Disused Stations: Harrow & Wealdstone Station» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]