Harvey (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Harvey
Harvey (PT)
Meu Amigo Harvey (BR)
 Estados Unidos
1950 •  pb •  104 min 
Direção Henry Koster
Roteiro Mary Chase (peça e roteiro)
Oscar Brodney (roteiro)
Myles Connolly (não creditada)
Elenco James Stewart
Josephine Hull
Peggy Dow
Género comédia cinematográfica
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Harvey (br: Meu Amigo Harvey) é um filme estadunidense de 1950 do gênero comédia, dirigido por Henry Koster. O roteiro, escrito por Mary Chase, vencedora do Prêmio Pulitzer/Drama, foi baseado em sua própria peça homônima. Como coautores do roteiro para o filme aparecem Oscar Brodney e Myles Connolly (não creditado).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Veta e Myrtle

Elwood P. Dowd, um homem de meia-idade afável, com uma boa renda e um pouco excêntrico, que gosta de beber ligeiramente acima da conta, diz a todos que tem um amigo chamado Harvey. No entanto, ninguém consegue ver o tal amigo. Para complicar ele diz que Harvey é um coelho de quase 2 metros de altura.

Elwood explica que Harvey é um Púca, uma criatura mística da mitologia céltica. Toda essa história, porém, leva ao desespero sua irmã Veta e a sobrinha solteirona Myrtle, que moram com ele e não conseguem manter amigos pois todos acham que Elwood é louco. Então a irmã de Elwood tenta interná-lo em um manicômio, mas, ao admitir que as vezes ela própria vê o coelho gigante, acaba sendo confundida com uma doente e é internada enquanto Elwood passa por uma pessoa sã e o médico o deixa ir embora.

Elwood continua com sua amizade com Harvey e com todas as pessoas que encontra na rua ou no bar, até que um dia o Púca encontra outro amigo para acompanhar.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

  • Josephine Hull venceu o Oscar como melho atriz coadjuvante
  • James Stewart foi indicado ao Oscar como melhor ator.
Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.