Hataraku Mao-sama!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hataraku Mao-sama!
はたらく魔王さま!
Hataraku Maou-sama!.jpg
Gênero Fantasia, Ação, Aventura, Comédia, Slice of Life
Light Novel
Autor(es) Satoshi Wagahara
Ilustrador(es) Oniku
Data de publicação Fevereiro de 2011
Volumes 8
Mangá
Hataraku Mao-Sama!
Autor(es) Akio Hiragi
Revista(s) JapãoMonthly Comic Dengeki Daioh
Data de publicação Fevereiro de 2012 – Ainda em publicação
Volumes 2
Anime
Hataraku Mao-Sama!
Direção Naoto Hosoda
Estúdio White Fox
Exibição original 4 de Abril de 2013 – 28 de Junho de 2013
Emissoras de TV JapãoTokyo MX, AT-X, KBS, Chiba TV, CBC
Nº de episódios 13
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Hataraku Mao-Sama! (はたらく魔王さま!,Hataraku Maō-sama, O Diabo é um Freelancer!, também conhecido como The Devil is a Part-Timer!) é uma série de light novel escrita por Satoshi Wagahara, com ilustrações de Oniku. É publicado pela ASCII Media Works desde Fevereiro de 2011 e já conta com 8 volumes encadernados. Também ganhou duas adaptações para mangá e uma para anime produzida pelo estúdio White Fox.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O Rei Demônio Satan estava a apenas um passo para a conquista do mundo mágico Ente Isla, mas acabou sendo derrotado pela heroína Emilia Justina e forçado a ir para outro mundo: A Terra dos tempos atuais. Pela falta de magia nesse mundo, Satã e seu fiel escudeiro Alsiel assumem formas humanas. Agora, sobre o nome Sadao Mao, o Rei Demônio precisa virar um freelancer em uma rede de fast food para conseguir sobreviver e pagar suas despesas. A partir daí, Sadao e Alsiel (agora sob o nome Shiro Ashiya) começa a viver como humano enquanto planeja retornar a Ente Isla, e assim dominar este e a Terra. O que ele não contava era que Emilia também viesse para a Terra, com o objetivo de matá-lo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Sadao Mao (真奥貞夫 Maō Sadaō ? ) / Satan Jacob (サタン・ジャコブ Satan Jacobu )
Seiyū: Ryota Ōsaka (anime), Shinobu Matsumoto (drama CD)
O protagonista da história, Satã (ou Sadao) é o Rei Demônio de Ente Isla. Seu desejo é conquistar esse mundo, e por isso declarou guerra a humanidade. Logo, os humanos eram derrotados por seu exército, o que já garantia a vitória ao demônio. Porém, a heroína Emilia o derrota, e este, sem alternativa, abriu um portal onde ele e Alsiel entraram. Antes de ir, Satã declarou que iria retornar e tomar Ente Isla. Ao chegar a Terra, por causa da falta de magia, Satã e seu fiel escudeiro Alsiel acabaram se transformando em humanos. Por conta disso, ambos tem de se alimentar de comida humana para sobreviver e não podem usar seus poderes. Satã assume a identidade Sadao Mao e passa a trabalhar no fast-food Mg Ronald's (uma clara paródia ao Mc Donald's). Sadao na maioria das vezes, age mais como humano do que como demônio, e acabou se tornando um garoto animado, que parece não ligar muito para as coisas e é super focado para ganhar uma promoção em seu trabalho. Com o passar do tempo, sua vontade de voltar a Ente Isla e reconquistar seu reinado tem diminuído, ao ponto de ele afirmar que não quer mais retornar, após o ataque de Orba.
  • Emi Yusa (遊佐恵美 Yūsa Emi ? ) / (Emilia Justina (エミリア・ユスティーナ Emiria Yusutīna ?)
Seiyū: Yōko Hikasa (anime), Yū Asakawa (drama CD)
A heroína que derrotou Satã, Emi veio para a Terra para matar Sadao. Assim como o mesmo, ela perde seus poderes, não podendo usar sua Espada Sagrada. Desde então, passa a trabalhar como atendente de tele-marketing para pagar as contas. Emi possuí uma personalidade meio tsundere e fica um pouco decepcionada ao ver que o Rei Demônio se transformou em um humano comum que só quer saber de trabalhar.
  • Shiro Ashiya (芦屋四郎 Ashiya Shirō ?) / Alsiel (アルシエル Arushieru ? )
Seiyū: Yuki Ono (anime), Takehito Koyasu (drama CD)
O fiel escudeiro e seguidor de Satanás, Alsiel também foi para o mundo humano. Ele passou a ser o cozinheiro de Sadao, pois enquanto este trabalha, Alsiel (ou Shiro) cozinha e faz pesquisas sobre magia para ele e seu mestre retornarem a Ente Isla. Assim como Sadao, Shiro também mudou ao chegar a Terra: Antes Ashiya sempre o tratava como Rei, hoje ele está mais para companheiro e chega a dar bronca em Sadao.
  • Chiho Sasaki (佐々木千穂 Sasaki Chiho ? )
Seiyū: Nao Toyama
Colega de trabalho de Sadao no Mg Ronald's, Chiho é uma garota adolescente animada e de corpo super-desenvolvido. Ela admira Sadao por este ser habilidoso e conseguir conquistar os clientes (isso se explica por justamente Sadao ser um demônio).Chiho é apaixonada por Sadao, e parece ficar em pãnico com a ideia de Sadao ter uma namorada. Além disso, ela não parece se importar com o fato de Sadao ser o Rei dos demônios, pois mesmo depois de ela trocar mensagens com Emi, assim descobrindo o que ele tem feito (guerras contra humanos em Ente Isla, por exemplo), ela ainda ama Sadao.
  • Hanzo Urushihara (漆原半蔵; Urushibara Hanzō ) / Lucifer (ルシフェル; Rushiferu)
Seiyū: Hiro Shimono
Lucifer é um anjo caído e um dos generais do rei demônio . Ele havia atacado Sadao e Emi, porém quando Sadao recuperou seus poderes temporariamente, Lúcifer foi derrotado. Após a derrota, foi viver na casa de Sadao e Ashiya, usando o nome Hanzo Urushihara.
  • Suzuno Kamazuki (かまずき珠洲野; Kamazuki Suzuno ) / Crestia Bell (クレスティアベル; Kuresutia Beru)
Seiyū: Kanae Itō
Vizinha mais próxima do Sadao. Ela está sempre vestindo um quimono. Suzuno é a grande inquisitora da igreja que veio para matar Sadao junto como Emi. Ao contrário de Emi, ela aparentemente tem problemas de adaptação à vida moderna do Japão e é facilmente encontrado a ter problemas, especialmente com a tecnologia japonesa.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Light Novel[editar | editar código-fonte]

Escrita por Satoshi Wagahara, com ilustrações do artista Oniku, Hataraku Mao-sama! começou a ser publicada em fevereiro de 2011, intitulado originalmente Maōjō wa Rokujo Hitoma! (魔王城は六畳一間! ? ), pela ASCII Media Works. Até abril de 2013, oito volumes foram encadernados.[1]

Mangá[editar | editar código-fonte]

A adaptação para mangá, feita por Akio Hiragi, começou a ser publicado na edição de fevereiro de 2012 da revista Dengeki Daioh. O primeiro tankōbon foi publicado em 27 de junho de 2012, e dois volumes foram lançados em 15 de dezembro de 2012.[2] Um spin-off da série de mangá, feito por Kurone Mishima, intitulado Hataraku Mao-sama! High School! (はたらく 魔王さま!ハイ Hataraku Mao-sama! Hai Sukūru! ? ), começou a ser publicado em 2012 na edição de julho da revista Dengeki Maoh. Em 26 de janeiro de 2013, um volume tankōbon foi lançado.[3]

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma adaptação para anime de Hataraku Mao-sama! foi exibida de 4 de abril a 28 de junho de 2013, pela Tokyo MX e outras emissoras.[4] Produzida pelo estúdio White Fox e dirigido por Naoto Hosoda, o anime tem Masahiro Yokotani como o supervisor do roteiro e Ikariya Atsushi como character design, e Ryousuke Nakanichi na trilha sonora.[5]

Referências

  1. ASCII Media Works. はたらく魔王さま!(8) - Hataraku Maō-sama! (8). Visitado em 13 de junho de 2013. (em japonês)
  2. ASCII Media Works. はたらく魔王さま!(2) - Hataraku Maō-sama! (2). Visitado em 14 de junho de 2013. (em japonês)
  3. ASCII Media Works (9 de fevereiro de 2012). はたらく魔王さま! ハイスクール! 1. Visitado em 14 de junho de 2013. (em japonês)
  4. Anime News Network (8 de março de 2013). Hiro Shimono, Kanae Itō Join Hataraku Maou-sama! Cast. Visitado em 14 de jundo de 2013. (em inglês)
  5. Anime News Network (7 de outubro de 2012). Hataraku Maou-sama! Fantasy Light Novels Get TV Anime. Visitado em 13 de junho de 2013. (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]