Hatexepsute Meritré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hatchepsut Meryt-Ra)
Hatexepsute Meritré
Nascimento século XV a.C.
Morte 1425 a.C.
Cidadania Antigo Egito
Cônjuge Tutemés III
Filho(s) Amenófis II, Iset, Nebetiunet, Meritamen, Menkheperre
Ocupação política,
Título Great Royal Wife

Hatexepsute Meritré (Hatchepsut II Meritré, Hatchepsut-Merytra, Hatchepsut-Meryt-Ra, Merytra-Hatchepsut e Meryt-Ra-Hatchepsut) foi a esposa principal do faraó Tutemés III após a morte de sua outra esposa principal Satiá. Ela foi a mãe do faraó Amenófis II [1].

Pertencente a nobreza, Hatexepsute Meritré era filha da Adoratrix Huy, cuja estátua se encontra no Museu Britânico (EA 1280) mostrando Huy segurando seu neto e representando um outro neto ao lado de sua estátua sentada. Ela não tem parentesco com a Faraó Hatexepsute, a anterior faraó do Egito, embora muitas vezes pensaram que fosse a filha de Hatexepsute (sendo que a única filha conhecida da Hatexepsute foi a Neferure).

HIERÓGLIFO
ramriitF4
t
A51
Hatchepsut Meryt-Ra

Hatexepsute Meritré é conhecida pelos seguintes títulos reais conhecidos: A Princesa Hereditária (iryt-p`t), A Única, Cheia de Louvores (wrt-hzwt-w’tit), A Mãe do Rei (mwt-niswt), A Dama das Duas Terras (nbt-t3wy), A Esposa do Rei (hmt-nisw), A Grande Esposa do Rei (hmt-niswt-wrt), A Esposa do Deus (djrt-ntr)[2].

Hatexepsute Meritré é atestada em:

  • No templo de Tutemés III em Medinet Habu. A rainha está representada em pé atrás do Tutemés III sentado. Ela está representada cheia de regalia real, incluindo um chapéu de abutre, um chapéu alongado verticalmente e com plumas. Ela é chamada de "A Grande Esposa Real".[3]
  • Na tumba de Tutemés III (KV43). Em um dos pilares das rainhas, identificada com Meritré, é uma das três esposas de Tutemés. Meritré é sucedida pelas rainhas Satiá e Nebetu e pela princesa Nefertari.[4]
  • Na tumba de Rá (TT72) em Tebas. Hatexepsute Meritré é representada sentada próxima e atrás ao seu filho Amenófis II [5]
  • Em uma estela (sustentada pela estátua de um Cortesão).[4]

Hatexepsute Meritré era para ser originalmente enterrada na KV42, mas foi provavelmente enterrada na KV35, com o seu filho Amenófis II.

Referências

  1. Dodson, A. and D. Hilton 2004. The Complete Royal Families of Ancient Egypt London: Thames and Hudson. p.139
  2. Grajetski Ancient Egyptian Queens: a hieroglyphic dictionary Golden House Publications. p.53
  3. Lepsius Denkmahler Abt III, Band 5, Bl. 38
  4. a b A. Bart Merytre-Hatshepsut website [1]
  5. Lepsius Denkmahler Abt III, Band 5, Bl. 62

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço relacionado ao Antigo Egito. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.