Haveicultura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Haveicultura é a cultura da seringueira. O haveicultor é aquele que cultiva essa planta, que tem todo o cuidado de irrigar, adubar, pulverizar.Já aquele que extrai o látex é chamado de seringueiro.

A haveicultura tem crescido muito em diversos países, inclusive no Brasil. A Michelin, empresa fabricante de pneumáticos busca ser líder de haveicultura no Brasil.

A seringueira tem muita importância industrial, pois, como já se sabe, a borracha é muito empregada hoje em dia na produção de coisas muito úteis ao homem moderno.Devido às propriedades singulares da seringueira, que a destinguem de outras plantas fornecedoras de látex, como a papoula, por exemplo, a haveicultura tem se tornado algo de suma relevância, por servir de matéria-prima imprescindível na indústria atual, sobretudo na indústria de pneumáticos.

Segundo o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), o Brasil depende de 90% da borracha importada.Expandir a cultura da seringueira nacional diminuiria essa dependência e geraria empregos para mais de 20.000 pessoas.Perante essa realidade,o Brasil,ultimamente,tem investido no crescimento da haveicultura e tem incentivado os agricultores a adotarem essa cultura.