Havoline

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Havoline
Carro de Davey Allison com o patrocínio da Havoline
Tipo Produtos Automobilísticos
Slogan "Curta Seu Destino"
Indústria Texaco
Fundação 1904
Fundador(es) Havemeyer Oil Company
Sede  Estados Unidos
Proprietário(s) Texaco Lubrificantes
Website oficial [1]

Havoline é uma marca antiga de óleo para carros criada em 1904. Pertence a companhia americana Texaco, marca agora fundida com a Chevron.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criado em 1904 pela Havemeyer Oil Company, empresa de petróleo que ficou em atividade em 1901 e 1909, de Nova York. A Havemeyer ficou famosa por causa dos produtos que criava com o Havoline.

Depois de fazer muito sucesso com o Havoline, a Havemeyer é comprada em 1909 é comprada pela indústria Indian Refing Company (Companhia Indiana Refino).

Depois de todo esse successo, novamente o óleo muda de distribuidor, agora para a Texas Oil Company (atual Texaco). Então, com a Texaco, passam a ser inventadas várias fórmulas para o óleo, como em 1971, ano em que é criado o Super-Havoline Premium.

Em 1972, o óleo ficou mais famoso por patrocinar Emerson Fittipald, que acabou naquele ano se tornando campeão mundial de Fórmula 1. Para fechar a década, em 1979 é criada uma nova fórmula: o Havoline Supremo 10W-40, que substitui o Super-Havoline Premium.

Entre 1986 e 2002, o Havoline patrocinou o piloto Robert Yates Racing. Na Nascar, em 2008 patrocinou Juan Pablo Montoya. Também patrocinou Davey Allison até 1993, ano em que o piloto faleceu.

Em 2001, a Texaco funde-se com a Chevron.

Em 2011 passou a patrocinar pela primeira vez uma equipe de futebol no Brasil, o Botafogo de Futebol e Regatas, estampando sua marca nas mangas do uniforme.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site da Texaco Lubrificantes (em português)
Site da Texaco (em inglês)