Lipoproteína de alta densidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hdl)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A lipoproteína de alta densidade (em inglês: High Density Lipoprotein - HDL) faz parte da família das lipoproteínas. É chamada de "colesterol bom", porque se acredita que ela seja capaz de retirar ateromas das artérias.[carece de fontes?]

O HDL transporta colesterol dos tecidos do corpo humano ao fígado - o chamado transporte reverso do colesterol. Isso diminui a quantidade de colesterol no sangue ou aquele presente em células, diminuindo os riscos do surgimento de doenças que a hipercolesterolemia provoca, como doenças coronarianas, opacidades córneas e xantomas planares.

O HDL "recebe" parte do colesterol do LDL ao mesmo tempo em que "da" apoproteínas para ele, facilitando assim, a volta do LDL ao fígado e evitando que o mesmo fique na circulação sanguínea.

Faixas recomendadas[editar | editar código-fonte]

A Associação Americana do Coração, NIH e NCEP relacionam os níveis de HDL de um homem em jejum e o risco para doenças do coração:

Nível mg/dL Nível mmol/L Interpretação
<40 (homens), <50 (mulheres) <1,03 Baixo nível de colesterol HDL, risco aumentado de doença cardíaca
40–59 (homens), 50-59 (mulheres) 1,03–1,52 Nível médio de HDL
>60 >1,55 Alto nível de HDL, condição ideal para proteção contra doenças cardíacas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço relacionado ao Projeto Química. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.