Headset

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um headset.

Headset é um conjunto de fone de ouvido com controle de volume e microfone acoplado para uso em microcomputadores multimídia e também para ''telemarketing'', ficando preso à cabeça do usuário.

História[editar | editar código-fonte]

Esse tipo de microfone tornou-se popular em 1990 quando Madonna o apresentou na turnê Blond Ambition, ficando conhecido como microfone da Madonna.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Alternativa ideal para atendimento telefônico constante, permite ter as mãos livres para outras tarefas e movimentação. No caso dos modelos sem fio ou wireless, a movimentação pode ser de até alguns metros longe da mesa de trabalho. Seus resultados são geralmente de maior produtividade e preservação das condições físicas dos operadores que utilizam muito o telefone.

Inicialmente o headset era utilizado em aplicações bem específicas: aviação, entretenimento, telefonistas e centrais de telemarketing. Contudo, graças à constante procura dos usuários por inovações e qualidade de vida, hoje ele é usado por usuários domésticos, seja através dos modelos Bluetooth ou de outras tecnologias sem fio que garantem as mãos livres e liberdade total de movimento.

Legislação[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), do Ministério do Trabalho e Emprego, determina as condições para utilização de headsets no ambiente de trabalho, especialmente nos serviços de teleatendimento e telemarketing.[2]

Referências

  1. «O que é headset?». Canal Tech. 21 de agosto de 2014. Consultado em 5 de agosto de 2015. 
  2. BRASIL (Legislação) (8 de junho de 1978). (PDF). Ministério do Trabalho e Emprego http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BE914E6012BEFBAD7064803/nr_17.pdf. Consultado em 5 de agosto de 2015.  Falta o |titulo= (Ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.