Hebei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hebei
河北 - Héběi
China Hebei.svg
Abreviatura
Capital Shijiazhuang
Área 187 700 km²
População (2009) 69 890 000 hab.
Densidade 372 hab/km²
Províncias da República Popular da China Flag of the People's Republic of China.svg


Hebei ou Hopei (em chinês: 河北) é uma província da República Popular da China. Capital: Shijiazhuang. Sua população aproximada é de cerca de 70 milhões de habitantes comparando-se com a França. Possui uma área de 187 700 km², o que equivale à superfície do estado do Paraná, Brasil.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população é em sua maioria chineses han. 55 minorias étnicas estão presentes em Hebei, o que representa 4,27% da população total. As minorias mais significativas são Manchu (2,1 milhões de pessoas), as pessoas Hui (600.000 pessoas) e os Mongóis (180.000 pessoas).[1]

Em 2004, a taxa de natalidade era de 11,98 nascimentos por 1.000 pessoas, enquanto a taxa de mortalidade foi de 6,19 mortes por cada 1.000 pessoas. Em 2000, a proporção entre os sexos no nascimento era 118.46 homens e 100 mulheres.[2]

Religiões[editar | editar código-fonte]

As religiões predominantes em Hebei são religiões populares chinesas, tradições taoístas e o budismo chinês. De acordo com pesquisas realizadas em 2007 e 2009, 5,52% da população acredita e está envolvida em cultos dos antepassados​​, enquanto que 3,05% da população se identifica como cristã,[3] na maior parte, membros da Igreja Católica. Culto local de divindades da região começaram a organizar-se em "igrejas benevolentes" como uma reação ao catolicismo na dinastia Qing.

Os relatórios não dão números para outros tipos de religião; 90,61% da população pode ser ou irreligiosa ou envolvida em adoração de divindades da natureza, como o Budismo, Confucionismo, Taoísmo e seitas religiosas populares. O Zailiismo é uma seita religiosa popular que se originou na Hebei. Há uma presença de escolas do budismo tibetano na província.

Hebei tem a maior população católica na China, com 1 milhão de membros de acordo com o governo local[4] e 1,5 milhão de católicos de acordo com a Igreja Católica.[5] A província é considerada como o centro do catolicismo na China. A cidade de Donglu, onde uma aparição da Virgem Maria foi relatada para ter ocorrido em 1900, é declaradamente "um dos redutos da Igreja Católica não oficial na China".[6]

Um grande número de católicos em Hebei permanecem fiéis ao Papa e rejeitam a autoridade da Igreja Católica Patriótica. Quatro dos bispos clandestinos de Hebei foram presos nos últimos anos: o bispo Francisco An Shuxin de Donglu desde 1996; Bishop James Su Zhimin desde Outubro de 1997; e os Bispos Han Dingxiang de Yongnian que morreu na prisão em 2007 e Julius Jia Zhiguo de Zhengding desde o final de 1999.[5][7] Em 2003, havia 350.000 protestantes e 580.000 muçulmanos, de acordo com estatísticas do governo.[8][9] De acordo com uma pesquisa, a partir de 2010, os muçulmanos constituem 0,82% da população de Hebei.[10]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Educação[editar | editar código-fonte]

O Ministério da Educação Nacional mantém uma universidade na província, que é a Universidade de Energia Elétrica do Norte da China (华北电力大学/華北電力大學). Sob a administração de outras agências nacionais estão o Instituto Central de Polícia Correcional (中央司法警官学校/中央司法警官學院), a Academia das Forças Armadas da Polícia do Povo Chinês (中国人民武装警察部队学院/中國人民武裝警察部隊學院) e o Instituto de Ciência e Tecnologia do Norte da China]] (华北科技学院/華北科技學院). Sob a administração do governo provincial estão as seguintes universidades: Faculdade Handan (邯郸学院/邯鄲學院), Universidade da Agricultura de Hebei (河北农业大学/河北農業大學), Universidade da Engenharia de Hebei (河北工程大学/河北工程大學), Instituto de Arquitetura e Engenharia Civil de Hebei (河北建筑工程学院/河北建築工程學院), Universidade Médica de Hebei (河北医科大学/河北醫科大學), Universidade de Ciência e Tecnologia de Hebei (河北科技技师学院/河北科技師範學院), Universidade do Norte de Hebei (河北北方学院/河北北方學院), Instituto de Educação Física de Hebei (河北体育学院/河北體育學院), Universidade de Ciência e Tecnologia do Norte da China (华北 理工 大学 / 華北 理工 大學), Universidade de Hebei (河北大学/河北大學), Universidade de Economia e Negócios de Hebei (河北经贸大学/河北經貿大學), Universidade de Tecnologia de Hebei (河北工业大学/河北工業大學), Universidade de Ciência e Tecnologia de Hebei (河北科技大学/河北科技大學), Universidade Hengshui (衡水学院/衡水學院), Faculdade do Professor Langfang (廊坊师范学院/廊坊師範學院), Colégio Médico do Norte da China (华北煤炭医学院/華北煤炭醫學院), Colégio Shijiazhuang (石家庄学院/石家莊學院), Instituto Shijiazhuang (石家庄铁道学院/石家莊鐵道學院), Universidade Shijiazhuang de Economia (石家庄经济学院/石家莊經濟學院), Faculdade Tangshan (唐山学院/唐山學院), Colégio do Professor Tangshan (唐山师范学院/唐山師範學院), Universidade Xingtai (邢台学院/邢台學院) e Universidade Yanshan (燕山大学/燕山大學).

Referências

  1. 河北省少数民族及宗教概况
  2. «Gender Gaps in China: Facts and Figures» (PDF). World Bank. p. 4. Consultado em 2016-08-05. 
  3. China General Social Survey 2009, Chinese Spiritual Life Survey (CSLS) 2007. Report by: Xiuhua Wang (2015, p. 15)
  4. 天主教 河北省民族宗教事务厅
  5. a b 河北地下教会主教成为爱国会成员
  6. Country Advice China, Australian Government 13 February 2012
  7. Hebei, Pray for China
  8. Hebei Government Statistics #1
  9. Hebei Government Statistics #2
  10. Min Junqing. The Present Situation and Characteristics of Contemporary Islam in China. JISMOR, 8. 2010 Islam by province, page 29. Data from: Yang Zongde, Study on Current Muslim Population in China, Jinan Muslim, 2, 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.