Heigorina Cunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Heigorina Cunha
Nascimento 16 de abril de 1923
Sacramento, MG
Morte 11 de agosto de 2013
Sacramento, MG
Nacionalidade Brasil brasileira

Heigorina Cunha (Sacramento, 16 de abril de 1923 - Sacramento, 11 de agosto de 2013) foi uma médium brasileira, sobrinha de Eurípedes Barsanulfo, filha de sua irmã "Sinhazinha".

Logo no primeiro ano de idade, Heigorina desenvolveu paralisia infantil[1], doença que lhe impôs limitações físicas e sequelas permanentes. Tal problema, contudo, não a impediu de ser uma médium de grande renome, escrevendo através da psicografia vários livros, e a manter, de forma ininterrupta, o culto do Evangelho iniciado por seu tio Eurípedes em 1904, no sítio Santa Maria, de propriedade de sua família. Também passou a confeccionar enxovais para mães carentes, atividade em que se iniciou aos dez anos de idade[2].

Em razão de sua doença, Heigorina passou a realizar um trabalho com crianças portadoras de paralisia infantil, com a realização de massagens e exercícios específicos, obtendo resultados positivos na recuperação de movimentos. Tal atividade se difundiu grandemente, o que motivou a criação da Casa Assistencial Bezerra de Menezes, destinada ao atendimento de crianças acometidas pela paralisia[3].

Ela foi, ainda, a autora dos desenhos que descrevem como são algumas cidades espirituais, inclusive a cidade espiritual “Nosso Lar”. Seus desenhos foram feitos através de suas observações realizadas durante suas saídas do corpo (desdobramento), a partir de março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius. Tais desenhos, em especial os da cidade “Nosso Lar”, são impressionantes, descrevendo com riqueza de detalhes a arquitetura da cidade, assim como os ministérios e demais edificações. A planta baixa da cidade, que ela desenhou, tem formato de estrela e é cercada por um muro de proteção magnética, em cada ponta da estrela possui um ministério. No centro da cidade se localiza a Governadoria, que é o ponto de encontro dos seis ministérios e é o local onde se trata de assuntos administrativos e serviços prestados na cidade.

Os desenhos poderão ser encontrados nos livros “Cidade no Além” e “Imagens do Além”, todos de sua autoria, tendo sido esclarecidos e confirmados por Chico Xavier, no sentido de que se tratava realmente da cidade “Nosso Lar”. No ano de 2010 os desenhos serviram de inspiração para a criação da cidade vista no filme “Nosso Lar”.

Heigorina faleceu em 11 de agosto de 2013, aos 90 anos, em Uberaba - MG, sendo sepultada em Sacramento - MG, sua cidade natal [4].

Referências

  1. Comunidade Espírita (4 de fevereiro de 1983). «Biografia de Heigorina Cunha». Consultado em 7 de setembro de 2010 
  2. Walmor Júlio Silva. «Jornal O Estado do Triângulo». Consultado em 11 de agosto de 2013 
  3. Walmor Júlio Silva. «Jornal O Estado do Triângulo». Consultado em 11 de agosto de 2013 
  4. José Aparecido dos Santos. «Rede Amigo Espírita». Consultado em 11 de agosto de 2013 

Livros[editar | editar código-fonte]

  • “Cidade no Além” – Chico Xavier e Heigorina Cunha (espíritos André Luiz e Lucius)
  • “Imagens do Além” – Heigorina Cunha (pelo espírito Lucius)
  • “Força da Mente” – Heigorina Cunha

Ligações externas[editar | editar código-fonte]