Heinrich Brüning

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Heinrich Brüning
Heinrich Brüning
Chanceler da  Alemanha
Período 20 de março de 1930 - 7 de outubro de 1932
Antecessor Hermann Müller
Sucessor Franz von Papen
Dados pessoais
Nascimento 26 de novembro de 1885
Münster, Império Alemão
Morte 30 de março de 1970 (84 anos)
Norwich, Vermont, Estados Unidos
Partido Partido do centro
Profissão economista e político

Loudspeaker.svg? Heinrich Brüning (Münster, 26 de novembro de 1885Norwich, 30 de março de 1970) foi Chanceler alemão durante a República de Weimar. Fiiado ao Partido de Centro, de forte presença católica, foi sucedido por Franz von Papen em 1933.

O conservador católico nacional tornou-se líder do grupo parlamentar de seu partido no Reichstag em 1929 e, nessa qualidade, apoiou a grande coalizão de Hermann Müller. No dia seguinte à renúncia do gabinete de Müller (27 de março de 1930), ele foi comissionado pelo presidente Hindenburg para formar um novo governo - o primeiro dos chamados gabinetes presidenciais, que não surgiu de uma coalizão de partidos representados no Reichstag. Brüning foi o último chanceler da República de Weimar a governar em uma base constitucional. Seu "sistema Brüning" foi baseado nas chamadas ordenanças de emergênciado Presidente do Reich, que substituiu cada vez mais a legislação normal do Reichstag. Em maio de 1932, Hindenburg deixou o chanceler Brüning porque ele ainda dependia da tolerância parlamentar dos social-democratas .

Brüning era impopular como chanceler por causa de suas medidas de austeridade para combater a Grande Depressão da década de 1930. Se essas medidas serviram para libertar a Alemanha de suas obrigações de reparação, como fez algumas semanas após sua renúncia, é discutido na pesquisa. A atitude de Brüning em relação aos nacional-socialistas oscilou entre lutar e integrar o NSDAP em uma coalizão de direita. Em julho de 1933, como presidente, ele transformou o centro no último partido democrático. Em 1934 ele fugiu da Alemanha; Ele passou o resto de sua vida principalmente nos EUA, onde lecionou em universidades, e novamente na Alemanha entre 1951 e 1955.

Precedido por
Hermann Müller
Chanceler da Alemanha
1930 — 1932
Sucedido por
Franz von Papen


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.