Helena de Meclemburgo-Strelitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Helena
Princesa de Meclemburgo-Strelitz
Princesa de Saxe-Altemburgo
Helena de Meclemburgo-Strelitz
Helena em 1890
Nascimento 16 de janeiro de 1857
  São Petersburgo, Império Russo
Morte 28 de agosto de 1936 (79 anos)
  Remplin, Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, Alemanha Nazista
Nome completo  
Helena Maria Alexandra Isabel Augusta Catarina
Marido Alberto de Saxe-Altemburgo
Casa Meclemburgo-Strelitz
Saxe-Gota-Altemburgo
Pai Jorge de Meclemburgo-Strelitz
Mãe Catarina Mikhailovna da Rússia

Helena de Meclemburgo-Strelitz (16 de janeiro de 1857 - 28 de agosto de 1936) foi uma filha do duque Jorge Augusto de Meclemburgo-Strelitz e da sua esposa, a grã-duquesa Catarina Mikhailovna da Rússia.[1] Foi a segunda esposa do príncipe Alberto de Saxe-Altemburgo.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Sendo a única filha da grã-duquesa Catarina Mikhailovna (ela própria a herdeira principal do seu pai, o grão-duque Miguel), Helena era muito rica.[2] Pertencia ao ramo russo da família de Meclemburgo-Strelitz[2] e como tal, tinha laços fortes ao país natal da mãe.

A princesa Julia von Hauke queria que Helena se casasse com o seu filho Alexandre, o príncipe reinante da Bulgária, mas ele não mostrou interesse nela.[3] No dia 13 de Dezembro de 1891, casou-se em Remplin com o príncipe Alberto de Saxe-Altemburgo.[1] Alberto era o único filho do príncipe Eduardo de Saxe-Altemburgo e da sua segunda esposa, a princesa Luísa Carolina de Greiz. Alberto tinha sido casado com a princesa Maria da Prússia até à morte desta em 1888.[4] Através do seu casamento, Helena tornou-se madrasta das suas filhas de Alberto, Olga e Maria, no entanto não teve filhos seus.

Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Depois do casamento, Helena e Alberto passaram metade do ano na Rússia, um período durante o qual a sociedade de Berlim sentiu a falta de Alberto.[2] Em 1896, Alberto e vários outros líderes sociais proeminentes deixaram a cidade de Berlim devido à diferença de opiniões que tinham com o kaiser Guilherme II.[5] A partir daí a família passou a viver na sua propriedade em Schwerin.[6]

Alberto morreu no dia 22 de maio de 1902. Helena ficou a viver na Rússia até os bolcheviques vencerem a Guerra Civil, forçando-a a ela e à família a fugir para o estrangeiro em 1919. Depois disso passou a viver no Schloss Remplin em Meclemburgo com o seu sobrinho Jorge, duque de Meclemburgo, e a sua família. Foi lá que Helena morreu no dia 28 de agosto de 1936.

Referências

  1. a b [1]
  2. a b c Berlin-Malcom Clarke", Minneapolis Tribune
  3. he downfall of three dynasties (1970). Ayer Publishing. P 266.
  4. Berlin-Malcom Clarke", Minneapolis Tribune,
  5. "Snubbed By The Kaiser", The New York Times,
  6. Britain and the Boers", The New York Times

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Helena de Meclemburgo-Strelitz