Helena de Zadar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Helena de Zadar
Rainha reinante da Croácia
Busto de Helena, em Solin
Reinado 949969 (com Miguel Cresimiro II)
Consorte Miguel Cresimiro II
Antecessor(a) Miroslau
Sucessor(a) Estêvão Dirzislau
Herdeiro Estêvão Dirzislau
Dinastia Casa de Madi
Título(s) Rainha consorte da Croácia (949-969), Rainha-viúva regente da Croácia(969-976)
Nome completo
Jelena
  Zadar
Morte 8 de outubro de 976
Enterro Igreja de Santa Maria, Solin, Croácia
Filho(s) Estêvão Dirzislau

Helena de Zadar (em croata: Jelena) (f. 8 de Outubro de 976), cognominada A Gloriosa, originária da antiga Casa de Madi, de Zadar, foi ao mesmo tempo Rainha consorte e Rainha reinante do Reino da Croácia, como esposa do Rei Miguel Cresimiro II da Croácia, e ao mesmo tempo sua co-governante, entre 949 e 969, num período alegadamente marcado pela "paz, ordem e crescimento". Tornou-se Rainha viúva da Croácia após a morte do marido e governou até à sua própria morte, como Rainha regente em nome do filho, Estêvão Dirzislau da Croácia. Helena foi adorada devido à sua grande caridade.

Vida[editar | editar código-fonte]

Desconhece-se a parentalidade de Helena, assim como a data do seu nascimento ou a do seu casamento com Miguel. O marido, sobe ao trono em 969. Helena construiu as igrejas de Santo Estêvão e Santa Maria em Solin. O átrio da primeira tornou-se mais tarde o mausoléu dos reis croatas, que ainda hoje é preservado. Helena ficou conhecida também como "Mãe do Reino e protetora dos órfãos e viúvas". Helena teve um papel bastante ativo na união dos elementos culturais croatas e latinos dentro do reino.

Epitáfio[editar | editar código-fonte]

Helena faleceu a 8 de Outubro de 976, e foi sepultada junto ao marido na Igreja de Sta. Maria. A inscrição real do seu sarcófago era um epitáfio descoberto por arqueólogos. Este epitáfio, que revelou um pouco mais sobre a genealogia dos primeiros reis croatas, foi descoberto por Frane Bulić a 28 de Agosto de 1898 e revela também que os governantes croatas anteriores a Estêvão Dirzislau usavam já o título de Rei. Mostra-se, abaixo, a tradução deste epitáfio:[1]

“(in Latin) (t)UMULO Q(ui)ESCIT HELENA FAMO(sa) (quae fui) UXOR MICHAELI REGI MATERQ(ue) STEFANI R(egis) (pacemque) (obt)ENUIT REGNI. VIII IDUS M(ensis) OCT(obris) (in pac)E HIC OR(dinata) FUIT AN(no) AB INCARNA(tione) (Domini) DCCCCLXXVI IND. IV CICL(o) L(un) V. (ep) XVII (ciclo sol) V LUN. V. (conc)URRENTE VI. ISTAQ(ue) VIVENS FU(it) REGN(i) MATER FUIT PUPILOR(um) TUTO(rque) VIDUAR(um) ICQUE ASPICIENS VIR ANIME DIC MISERERE DEUS.

(em Português) Neste túmulo descansa Helena a Gloriosa, esposa do Rei Miguel, mãe do Rei Estêvão. Ela governou/trouxe paz para o Reino. No oitavo dia de Outubro de 976 a partir da encarnação de Nosso Senhor... foi aqui sepultada. Durante a sua vida a Rainha foi também mãe dos órfãos e protetora das viúvas. Os que para aqui olharem dirão: Deus tenha misericórdia para com a sua alma.

— A inscrição real do seu sarcófago

Referências

Linhas externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Desconhecida
Rainha Consorte da Croácia
Coa Croatia Country History (Fojnica Armorial).svg

949969

Sucedido por
Desconhecida
Precedido por
Miroslau
Rainha Reinante da Croácia
Coa Croatia Country History (Fojnica Armorial).svg

949969 com Miguel Cresimiro II

Sucedido por
Estêvão Dirzislau
Precedido por
Miguel Cresimiro II
Rainha Regente da Croácia
Coa Croatia Country History (Fojnica Armorial).svg

969976 em nome de Estêvão Dirzislau

Sucedido por
Estêvão Dirzislau (sozinho)