Heleu (filho de Perseu)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o elemento químico, veja Hélio. Se procura a divindade solar, veja Hélio (mitologia).

Hélio ou Heleu é um personagem da mitologia grega, considerado o fundador da cidade de Helos, na Lacónia[1][2][3]. Foi um dos filhos de Perseu [1][3] e Andrómeda, que o deu à luz em Micenas[4]; ele era o mais novo dos filhos de Perseu[2]. Lutou ao lado de Anfitrião na ilha de Tafos, onde reinou depois, em conjunto com Céfalo[1].

A cidade de Helos foi, mais tarde, conquistada e escravizada pelos dórios, e seus habitantes tornaram-se os escravos dos lacedemônios - segundo Pausânias, daí que deriva o nome dos hilotas, pois eles eram de Helos[2]. Segundo Éforo, citado por Estrabão, foi o segundo rei ágida, Ágis, filho de Eurístenes, que obrigou todas as cidades da Lacónia a serem submissas a Esparta, porém apenas Helos se revoltou; como resultado, eles foram reduzidos à escravidão, com a ressalva que nenhum senhor poderia libertá-los ou vendê-los para fora do país, uma situação que perdurou até o tempo dos romanos[5].

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.