Helga Hufflepuff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Helga, veja Helga (desambiguação).

Helga Hufflepuff é uma personagem fictícia da série Harry Potter de J. K. Rowling. Helga foi co-fundadora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, juntamente com três amigos: Godric GryffindorSalazar Slytherin e Rowena Ravenclaw. De acordo com o Chapéu Seletor, ela é a Meiga Hufflepuff das Planícies.

Portanto, quando foi criada, a escola já possuía quatro casas distintas e, para selecionar os alunos, os próprios fundadores os separavam e dividiam entre as casas. Com o tempo, os fundadores ficaram imaginando como se faria para selecionar os alunos depois que eles já não estivessem por lá. Foi então que Godric Gryffindor teve a ideia de utilizar um Chapéu Seletor que era, na verdade, seu próprio chapéu de bruxo.

Cada um dos fundadores o enfeitiçou para que absorvesse um pouco de cada uma de suas personalidades e características. É dessa forma que os alunos são escolhidos para suas casas na escola. O Chapéu sabe perfeitamente onde encaixar cada um dos futuros bruxos.

Está nas cartas dos bruxos famosos que ela aceitava pessoas de todos os tipos, tratando-as com igualdade e as reunia para aprenderem tudo de bom que pudesse ser ensinado, de acordo com a capacidade de cada um. Por isso todos a adoravam. Era grande amiga de Rowena Ravenclaw.

Enquanto os outros três escolhiam os alunos de acordo com suas convicções, Hufflepuff acreditava que as pessoas não deviam ser julgadas por rótulos e que as qualidades do ser humano não se restringiam àquelas que seus companheiros resumiam de maneira tão simplista. Assim, ela escolheu ensinar a todos, sem restrições.

Durante a feitura do chapéu, Helga Hufflepuff prezou por aqueles alunos que eram honestos, trabalhadores, justos e leais, cujo pensamento era voltado para o grupo, e não para si. Por isso, sua casa é frequentada por aqueles que desejam aprender, são interessados, praticam a amizade sincera e o desejo de ajudar uns aos outros.

Sabemos no decorrer do livro seis (Harry Potter e o Enigma do Príncipe) que existe uma relíquia da fundadora, uma taça, que foi usada para depositar uma parte da alma de Lord Voldemort (Horcrux). No sétimo livro (Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1), Harry, Hermione e Rony roubam a taça do Gringotes (O Banco dos Bruxos) no cofre de Belatriz Lestrange, onde depois a relíquia é destruída por Hermione usando o dente de Basilisco juntamente com Rony.

Helga criou um feitiço para a sua casa em Hogwarts, de nome Temerudum. Quando este é conjurado em alguma superfície plana, aparecerá uma guloseima aleatória que, ao ser comida, paralisa a vítima.