Helicóptero de ataque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um AH-64 Apache, de fabricação americana, da RAF.
Um ah-1 cobra dos Estados Unidos , foi o primeiro helicóptero de ataque do mundo.[carece de fontes?]
Um mil mi-24 da Polônia, um helicóptero de origem russa.

Um helicóptero de ataque é um helicóptero armado com a função principal de uma aeronave de ataque, com a capacidade de engajar alvos em terra, tais como a infantaria inimiga e veículos blindados de combate. Devido ao seu armamento pesado, às vezes são chamados de helicópteros artilhados.[1]

Os armamentos utilizados em helicópteros de ataque podem incluir canhões automáticos, metralhadoras, foguetes e mísseis guiados antitanque, como o Hellfire. Muitos helicópteros de ataque também são capazes de transportar mísseis ar-ar, embora em sua maior parte para fins de autodefesa. Os helicópteros de ataque atuais desempenham dois papéis principais: em primeiro lugar, para fornecer apoio aéreo próximo direto e preciso para as tropas terrestres, e em segundo, na função antitanque para destruir as concentrações de blindados inimigos. Os helicópteros de ataque também são usados para complementar os helicópteros mais leves na função de batedor armado. Em combate, um helicóptero de ataque é projetado para destruir cerca de 17 vezes o seu próprio custo de produção antes de ser destruído.

Referências

  1. Frédriksen, John C. International Warbirds: An Illustrated Guide to World Military Aircraft, 1914-2000. Santa Barbara, California: ABC-CLIO, 2001. ISBN 1-57607-364-5.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.