Heliconiaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução[editar | editar código-fonte]

Heliconiaceae são plantas tropicais atraentes com folhas que parecem as das bananeiras, com belas inflorescências longas, compostas por brácteas vistosas que contem as verdadeiras flores. Existe apenas um gênero nessa família (Heliconia), e entre 200 e 250 espécies, nativas principalmente para as Américas, mas algumas espécies são encontradas no sul do Pacífico.

Heliconiaceae podem ser distinguidos dos outros membros das Zingiberales por suas flores invertidas, um estaminóides estéril e frutas que são drupas (uma semente dura cercada por polpa carnuda).

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Heliconiaceae: O nome da família tem a sua origem no gênero Heliconia L.

Heliconia: O nome do gênero vem do mítico Monte Helicon, a residência das Musas.

Morfologia[editar | editar código-fonte]

Rizoma com camada, corpos decorados e em forma de cocho; polycytic estômatos, as células vizinhas com divisões oblíquas; pecíolo longo, flores obliquamente monosimetrica; espirais produtos não diferenciados, membro abaxial do exterior espiral estaminódios, ± capuz; amebóides tapete, não sinciciais; pólen assimétrica, heteropolar [± em forma de chapéu]; óvulo por carpelo, basal; fruto carnudo, endocarpo bem desenvolvido, opercular, opérculo derivado, indiferenciada, n = (11) 12 cromossomos, 1,4-4,5 m de comprimento.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Predominantemente neotropical, incluindo um único gênero e cerca de 150 espécies, das quis cerca de 30 ocorrem no Brasil.

Caracteres evolutivos[editar | editar código-fonte]

Presença de um estame mediano estéril e externo, pétalas conatas.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Na morfologia floral e especialmente inflorescência é considerável, as inflorescências podem ser ereto ou pendente. Predominantemente polinizado por pássaros, e uma de suas espécies a Heliconia é uma grande fonte de néctar para beija-flores foice-conta (Eutoxeres) e outros eremitas. A água se acumula nas brácteas da inflorescência de espécies com inflorescências eretas, a corola é um pouco acima da superfície da água e, posteriormente, alonga pedicelos grossos e carnudos onde elevam os frutos acima da água e os tornam acessíveis para o dispersor de sementes.

História[editar | editar código-fonte]

Heliconiaceae divergiram de outros Zingiberales 114-104 milhões de anos antes do presente ou 88 milhões de anos antes do presente; divergência de coroa grupo Heliconia ocorreu 43-21 milhões de anos antes do presente ou 32 milhões de anos antes do presente.

Importância Econômica[editar | editar código-fonte]

A maioria das espécies dessa família são ornamentais. Algumas espécies dessa família assim como suas variedades e híbridos se cultivam para a produção de flor cortada devido a sua beleza, colorida e resistência de suas inflorescências.

O rizoma de algumas espécies é comestível quando assado, no caso da Heliconia hirsuta, conhecida como “isiria”. Heliconia bihai é comum da selva amazônica e muito utilizada na confecção de pratos regionais.

São plantas ornamentais, utilizadas principalmente em jardins de zonas tropicais.

Conservação[editar | editar código-fonte]

A maior ameaça da sobrevivência de todos os organismos existentes, sejam eles plantas ou animais, é a destruição ambiental. Como a maior parte das Zingiberales vivem em florestas, estão sempre sujeitas ao desmatamento, colocando em risco a extinção das espécies que possuem sensibilidades maiores a mudanças no ambiente e as espécies com populações pequenas. “Ilhas de floresta” são ilhas de plantas que vão ficando isoladas devido a destruição de florestas. Essas ilhas são pequenas e não mantém um numero suficiente de indivíduos de cada espécie. Quando a população de uma espécie fica muito pequena, aumentam as chances de ela desaparecer, seja por doenças, Herbivoria ou qualquer outro acidente, por exemplo, incêndios. Não se sabe ainda quantas espécies de Zingiberales podem estar ameaçadas de extinção, simplesmente por que mal conhecemos a distribuição de cada espécie.

Lista de espécies brasileiras de Heliconeacea em extinção.

  • Heliconia angusta do autor Vell. é encontra no bioma de Mata Atlântica nos estados do Espirito Santo e Rio de Janeiro.
  • Heliconia citrina do autor Emygdio & Santos é encontra no bioma de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro.
  • Heliconia farinosa do autor Raddi é encontra no bioma de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro.
  • Heliconia lacletteana do autor Emygdio & Santos é encontra no bioma de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro.
  • Heliconia sampaiona do autor Emygdio é encontra no bioma de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro.

Importância Ecológica[editar | editar código-fonte]

Uma vez que devido ao seu crescimento rizomatoso são adequados para combater terraplenagem ravinas erodidas encostas. A grande maioria das espécies habitam regiões úmidas e chuvosas, mas algumas podem ser encontrados nas áreas secas. Gostam de altitudes inferiores a 600 metros altura, uma grande percentagem das espécies são encontradas nas florestas úmidas em habitats de nevoeiro. As espécies mais marcantes geralmente habitam áreas abertas, crescimento secundário, nas margens dos rios ou ao longo de estradas ou em áreas abertas na floresta. Nos trópicos americanos, os beija-flores são os polinizadores exclusivos de Heliconia vermelho, amarelo, rosa e laranja, os morcegos que se alimentam de néctar e são os polinizadores de helicônias verdes.

Potencial Ornamental[editar | editar código-fonte]

Essas plantas são muito utilizadas em jardins e arranjos decorativos, são muito atrativas visualmente e em questão também de seu formato.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Possui um gênero: Heliconia

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Heliconiaceae (heliconia family)[1]
  • Explicación Etimológica de las Plantas de La Selva [2]
  • www.mobot.org [3]
  • Wikipédia [4]
  • Instrução Normativa MMA nº 6, de 23 de setembro de 2008 [5]
Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo contém um esqueleto de caixa taxonómica, ainda não preenchido, no wikitexto. Você pode ajudar a Wikipédia, preenchendo-a.
Instruções de preenchimento