Hellraiser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hellraiser
Fogo Maldito (PT)
Hellraiser - Renascido do Inferno (BR)
 Reino Unido
1987 •  cor •  94 min 
Direção Clive Barker
Roteiro Clive Barker
Elenco Doug Bradley
Andrew Robinson
Clare Higgins
Sean Chapman
Oliver Smith
Ashley Laurence
Género Terror
Música Christopher Young
Idioma Inglês
Cronologia
Último
Hellbound: Hellraiser II
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Hellraiser (no Brasil, Hellraiser - Renascido do Inferno e em Portugal, Fogo Maldito), é um filme de horror produzido na Grã-Bretanha em 1987 que explora os temas sadomasoquismo, dor como fonte de prazer, moralidade sob stress e medo. É baseado no livro The Hellbound Heart, do aclamado escritor britânico Clive Barker, que também veio a ser o diretor e roteirista da versão cinematográfica. Sete sequências foram produzidas, e um remake foi anunciado em 2007.

Configuração do Lamento

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Hellraiser inicia com Frank Cotton comprando uma antiga relíquia em forma de cubo, conhecida como a Configuração do Lamento. Segundo a lenda, este cubo é capaz de abrir uma passagem para um reino de prazer sensual inimaginável. Em troca do prazer, o cubo exige a alma do usuário. Assim que Frank resolve o quebra-cabeça e abre o cubo, ele entra em uma outra dimensão povoada pelos Cenobitas, criaturas deformadas, vestindo couro preto, que sentem prazer na dor. Só então Frank percebe que a noção de "prazer" dos Cenobitas não é a mesma que a sua. Ganchos e correntes saem da escuridão, rasgando a carne de Frank e partindo seu corpo em pedaços. Frank é condenado a uma eternidade nessa outra dimensão, experimentando simultaneamente tortura e prazer. Tempos depois, o irmão de Frank, Larry, muda-se para a velha casa abandonada da família, junto com sua segunda esposa, Julia. Eles presumem que Frank está fora, em uma de suas notórias aventuras. A filha adolescente de Larry, Kirsty, decide não morar com o pai e a madrasta e muda-se para um apartamento.

Durante a mudança, Larry fere a mão em um prego na parede. Julia leva Larry ao hospital, mas algumas gotas de seu sangue pingam no assoalho do sótão que, sem que eles saibam, é o lugar no qual Frank invocou os Cenobitas tempos atrás. O sangue infiltra-se pelas tábuas e começam a regenerar o corpo de Frank. Mais tarde, Julia entra no sótão e encontra Frank, mas ele claramente não é mais humano, tendo se tornado uma criatura esquelética e sem pele. É revelado que Frank e Julia já foram amantes, e Frank convence Julia a ajudá-lo, dizendo que apenas mais sangue humano pode fazer com que ele recupere sua antiga aparência. Julia passa a seduzir homens nos bares e atraí-los para o sótão, onde ela e Frank os matam para usar seu sangue. O corpo de Frank vai lentamente recuperando a forma humana, enquanto ele explica a Julia que eles devem fugir em breve, pois os Cenobitas logo darão por sua ausência e virão em seu encalço.

Kirsty vê Julia levando um homem para a casa. Imaginando que a madrasta está traindo o pai, ela vai investigar. No sótão, ela se defronta com a cena aterradora do semi-humano Frank alimentando-se do sangue do homem. Frank tenta agarrar Kirsty, mas ela alcança a Configuração do Lamento, que estava em poder de Frank. Aterrorizado, Frank ordena que ela devolva o cubo. Percebendo que o artefato tem algum valor, ela o lança pela janela e corre da casa, apanhando o cubo na rua enquanto foge. Desorientada e amedrontada, ela desmaia em uma esquina, e acorda em um hospital, onde os médicos lhe mostram o cubo que ela segurava, perguntando o que acontecera. Ela conta, mas os médicos não acreditam. Sozinha no quarto do hospital, ela começa a brincar com o cubo, abrindo-o acidentalmente. As paredes do quarto começam a se dissolver e Kirsty encontra os Cenobitas. O líder dos Cenobitas diz que eles responderam ao chamado dela, e que ela agora deveria acompanhá-los até seu mundo para experimentar dor e prazer. Ela implora ao líder que a poupe, oferecendo-se para levá-los ao fugitivo Frank em troca de sua liberdade. O líder Cenobita diz que vai considerar a oferta e pede que ela os guie. Kirsty escapa do hospital e corre para a casa do pai para avisá-lo do perigo. Chegando à casa, ela encontra Larry e Julia, que lhe dizem que Frank não é mais um problema, pois eles o mataram. Julia mostra a Kirsty um corpo mutilado e irreconhecível no sótão, dizendo que era Frank. Os Cenobitas reaparecem, exigindo que ela os entregue o responsável pela morte do cadáver no sótão. Kirsty corre para proteger seu pai, mas logo percebe que Larry, na verdade, é o próprio Frank, que roubou a pele de seu pai, que agora jaz no sótão.

Frank vai atrás de Kirsty, acidentalmente apunhalando Julia no processo. Frank drena o sangue de Julia, fortalecendo-se. Ele então segue Kirsty até o sótão. Kirsty chora e acusa Frank de ter assassinado seu pai. Frank ironiza, dizendo que Larry já estava morto por dentro há muito. Subitamente, centenas de ganchos e correntes surgem dos cantos do quarto, dilacerando a carne de Frank e aprisionando-o. Os Cenobitas saem da escuridão, reclamando a alma de Frank. As últimas palavras, ditas com ironia antes que o líder Cenobita o despedace, são "Jesus chorou". Em seguida, o líder Cenobita volta-se para Kirsty, dizendo que a vez dela chegou. Kirsty protesta que eles tinham um acordo, ao que o monstro retruca que ele não lhe fizera nenhuma promessa. Kirsty corre, encontrando a Configuração do Lamento nas mãos do cadáver de Julia, que aparentemente tentara usá-la antes de morrer. Resolvendo o quebra-cabeça, Kirsty confronta os cenobitas um a um, usando o cubo para enviá-los de volta à sua dimensão de origem. Mais tarde, ela tenta queimar o cubo, mas o artefato é resgatado do fogo por um ser demoníaco, que desaparece na noite. Na última cena do filme, o cubo está de volta nas mãos do mesmo mercador que vendeu a caixa a Frank no início. O mercador pergunta a um possível comprador a frase seminal do filme: "O que lhe dá prazer, senhor?".

O remake do primeiro filme da série Hellraiser foi lançado mundialmente em 2014.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Remake[editar | editar código-fonte]

Em 20 de Outubro de 2006, Clive Barker anunciou através de seu website oficial que irá roteirizar o remake do Hellraiser original. Barker não vai dirigir o remake, mas será o produtor juntamente com Bob Weinstein.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]