Helvécio Luiz Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Helvécio Luiz Reis
Prefeito de São João del-Rei Brasao sao joao del rei.png
Período 2013-2016 (como prefeito)
Reitor da UFSJ de 2004 a 2012, reconduzido em 2008
Antecessor(a) Nivaldo José de Andrade
Dados pessoais
Nascimento 31 de outubro de 1959 (58 anos)
Barroso, MG
Partido PT
Profissão Professor do magistério superior federal

Helvécio Luiz Reis (Barroso, 31 de outubro de 1959) foi reitor da Universidade Federal de São João del-Rei de 2004 a 2012[1] e prefeito do município de São João del-Rei de 2013 a 2016.

Carreira acadêmica[editar | editar código-fonte]

Graduado em Administração na Fundação Municipal de São João del-Rei, uma das entidades formadoras da UFSJ, em 1981, onde ingressou em 1979. Em 1982, iniciou suas atividades como docente própria escola onde se formou. Concluiu pós-graduação lato sensu em Engenharia Econômica na Faculdade Machado Sobrinho, em Juiz de Fora, em 1983.

Com a federalização da Fundação Municipal, criou e foi o primeiro chefe do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC.

Terminou o mestrado em Administração em 1994 no Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Coppead), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, quando defendeu a dissertação: "Programas de Redução de Desperdícios na Indústria Brasileira: um estudo de casos". Este trabalho recebeu o prêmio Boucinhas & Campos de melhor dissertação de 1994. Seu orientador no Coppead foi Kleber Fossati Figueiredo.

Em 2001, defendeu tese de doutorado em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia de Produção, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, sob o título "Metodologia de Avaliação de Investimentos em Projetos Ambientais". Seu orientador na USP foi Antônio Rafael Namur Muscat.

Reitor da UFSJ[editar | editar código-fonte]

Em 2004, candidatou-se ao cargo de reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, sendo eleito com pouco mais da soma dos votos dos outros dois candidatos e vencido nos três segmentos. Seu vice foi Wlamir José da Silva, do Departamento de Ciências Sociais - DECIS. Em 2008, foi candidato único à reeleição, tendo sido referendado por mais de 78% dos eleitores dos três segmentos da UFSJ. Sua vice-reitora foi Valéria Heloísa Kemp, do Departamento de Psicologia (DPSIC).

Em sua gestão, foram criados:

Está implantando mais 10 cursos de graduação em São João del-Rei, dentro do Programa de Expansão e Reestruturação das Instituições Federais de Ensino Superior - ReUni: Comunicação Social, Zootecnia, Engenharia de Produção, Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Teatro, Bacharelado em Física, Bacharelado em Química, Licenciatura em Geografia, Artes Aplicadas, além de novas entradas de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Destaca-se ainda a criação de novos programas de pós-graduação stricto-sensu: os mestrados próprios de História, Psicologia, Educação, Engenharia Mecânica, Ciências da Saúde, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas, e Mestrado em Bioengenharia, além dos mestrados em associação ampla com o Cefet-MG - Engenharia de Energia e Engenharia Elétrica; e os primeiros doutorados da UFSJ: doutorados em Bioengenharia e em Física e Química de Materiais.

Em seu último dia de mandato, 06 de junho de 2012 anunciou a disponibilização pelo MEC de um curso de Medicina para ser instalado na sede da UFSJ, em São João del-Rei.

Prefeito de São João del-Rei[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2012 foi eleito Prefeito de São João del-Rei, concorrendo com o então prefeito e candidato à reeleição Nivaldo José de Andrade. Assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2013. Helvécio foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Precedido por
Mário Neto Borges
Reitor da UFSJ
2004 - 2008
Sucedido por
'Helvécio Luiz Reis'
Precedido por
'Helvécio Luiz Reis'
Reitor da UFSJ
2008 - 2012
Sucedido por
Valéria Heloísa Kemp
Precedido por
Nivaldo José de Andrade
Prefeito de São João del-Rei
2013 - 2016
Sucedido por
Nivaldo José de Andrade

Referências

  1. «Universidade em Expansão» (PDF). Universidade Federal de São João del-Rei. p. 3. Consultado em 16 de novembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.