Hemidactylus brasilianus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaHemidactylus brasilianus
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Gekkonidae
Subfamília: Gekkoninae
Género: Hemidactylus
Espécie: H. brasilianus
Nome binomial
Hemidactylus brasilianus
(Amaral, 1935)

Hemidactylus brasilianus, também chamado Briba brasiliana, é um réptil escamado, de tamanho pequeno, da subfamília Gekkoninae. A espécie foi descrita pela primeira vez em 1935 por A. do Amaral.

É encontrada apenas no Brasil, nas áreas do semi-árido de Minas Gerais e da Bahia e no Jalapão. Alimenta-se de pequenos insetos herbívoros e de outros invertebrados.

Em 2006, um estudo com ADN mitocondrial de várias espécies de lagartixas descobriu que o gênero Briba é o mesmo que Hemidactylus. Os autores sugeriram que Briba brasiliana passara a chamar-se Hemidactylus brasilianus.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Briba brasiliana no Animal Diversity Web
  • A. do Amaral (1935). Um novo gênero e duas novas espécies de Geckonídeos e uma nova raça de Amphisbaenídeo, procedentes do Brasil Central. Mem. Inst. Butantan 9:253-256.
  • S. Carranza and E. N. Arnold (2006). Systematics, biogeography, and evolution of Hemidactylus geckos (Reptilia: Gekkonidae) elucidated using mitochondrial DNA sequences. Molecular Phylogenetics and Evolution. 38:531-545 [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre lagartos, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.