Hemipénis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hemipênis de uma cascavel da espécie Crotalus atrox

Um hemipênis é um par de órgãos copulatórios de escamados machos (cobras, lagartos e anfisbena)[1] [2] .

Os hemipénis estão usualmente invertidos, dentro do corpo, e são expostos para a reprodução por meio de tecido eréctil como o pénis humano.[3] Apenas um é usado de cada vez, e há algumas evidências que os machos alternam o seu uso entre copulações. O hemipênis em si tem uma variedade de formas, dependendo da espécie. Por vezes o hemipênis comporta espinhos ou ganchos, para ancorar o macho dentro da fêmea. Algumas espécies têm até hemipénis biforcados (cada hemipênis tem duas pontas). Por estarem invertidos e terem de se reverter, os hemipênis não têm um canal completamente fechado para a condução do esperma, mas antes uma fenda seminal que fecha quando o tecido eréctil expande.

Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. "Hemipenes". 
  2. Holmes MM, Putz O, Crews D, Wade J (2005). "Normally occurring intersexuality and testosterone induced plasticity in the copulatory system of adult leopard geckos". Horm Behav [S.l.: s.n.] 47 (4): 439–45. doi:10.1016/j.yhbeh.2004.11.020. PMID 15777809. 
  3. "Iguana Anatomy". 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hemipénis