Hemisfério (geografia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nesta imagem, o globo terrestre foi seccionado pelo círculo máximo formado pelo meridiano de longitude 20° e pelo seu antimeridiano de longitude 200°, resultando em dois hemisférios: à direita, um hemisfério contendo a África, a Europa, a Ásia e a Austrália; à esquerda, um hemisfério contendo as Américas.

Em geografia, um hemisfério é uma metade do globo terrestre.[1] Essa metade é delimitada por um círculo máximo, que poderá ser ou a linha do equador ou então um par formado por duas semicircunferências: um meridiano e seu respectivo antimeridiano.[2]

Algumas das mais comuns divisões do planeta em hemisférios:

Política e culturalmente, costuma-se chamar "hemisfério ocidental" à metade da Terra que inclui a Europa e as Américas.

Referências

  1. MORAES, Paulo Roberto (2011). Geografia geral e do Brasil 4 ed. (São Paulo: HARBRA). p. 17. ISBN 9788529403959 Verifique |isbn= (Ajuda). 
  2. BAKOS, Margaret Marchiori; CASTRO, Ieda Bandeira; PIRES, Letícia de Andrade (2000). Origens do Ensino 1 ed. (Porto Alegre: EDIPUCRS). p. 64. ISBN 8574301663. Consultado em 12 de outubro de 2014. 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Hemisfério (geografia)