Henri Lebesgue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henri Lebesgue
Cálculo integral
Nacionalidade França Francês
Nascimento 28 de junho de 1875
Local Beauvais
Morte 26 de julho de 1941 (66 anos)
Local Paris
Atividade
Campo(s) Cálculo integral
Alma mater Escola Normal Superior de Paris
Tese 1902: Intégrale, longueur, aire
Orientador(es) Émile Borel
Orientado(s) Paul Montel, Zygmunt Janiszewski, Georges de Rham
Conhecido(a) por Integral de Lebesgue, medida de Lebesgue, ponto de Lebesgue
Prêmio(s) Prêmio Poncelet (1914)
Henri Léon Lebesgue

Henri Léon Lebesgue (Beauvais, 28 de junho de 1875Paris, 26 de julho de 1941) foi um matemático francês.

Estudou de 1894 a 1897 na Escola Normal Superior de Paris e foi professor no Lycée Henri-Poincaré de Nancy. Lá ele descobriu a integral que leva seu nome (Sur une généralisation de l'intégrale définie, Comptes Rendus 1901). Após o doutorado em 1902 (Intégrale, Longueur, Aire, Annali di Mathematica), foi professor em Rennes. Em 1906 obteve uma cátedra em mecânica em Poitiers. Em reconhecimento de seu trabalho ministrou neste meio tempo cursos no Collège de France, dos quais resultaram os livros Lecons sur la integration et la recherche des fonctions primitives (1904) e Lecons sur les series trigonometriques (1906). Em 1910 foi professor assistente na Sorbonne, onde obteve a cátedra em 1918. A partir de 1921 foi professor no College de France.

Lebesgue generalizou o conceito de integral, introduzindo assim o conceito de medida. Levam seu nome a medida de Lebesgue e a integral de Lebesgue. A medida de Lebesgue generaliza as medidas anteriormente usadas, como por exemplo a medida de Jordan, e tornou-se logo em seguida, juntamente com a integral de Lebesgue, em uma ferramenta padrão da análise real.

A importância das idéias de Lebesgue residem no fato de que sua teoria da integração (integral de Lebesgue) possui um série de características práticas, que faltam à integral de Riemann, por exemplo a completeza (completeness).

Diversos teoremas fundamentais neste campo foram provados por Lebesgue, como por exemplo o Teorema da convergência dominada.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • T. Hawkins Lebesgue's theory of integration - Its origins and development, Madison (Wisconsin), Londres 1970, Chelsea 1979
  • Denjoy, Montel, Felix, Henri Lebesgue, L´Enseignement Mathematique, 1957

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons