Henri de Marsay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O conde Henri de Marsay (nascido entre 1792 e 1796, morto em 1834[1]) é um personagem da Comédia Humana de Honoré de Balzac. Filho natural de lord Dudley, ele se torna "de Marsay" quando seu pai casa sua mãe com o velho conde de Marsay.

Henri possui cem mil francos de renda à idade de dezesseis anos (Autre étude de femme[2]). Ele passa o tempo disperdiçando dinheiro, o seu e o de suas amantes (entre elas Delphine de Nucingen, nascida Goriot[2]), que ele arruína.

Aparece pela primeira vez em La fille aux yeux d'or[2], terceira parte da Histoire des Treize, na qual ele tenta raptar Paquita à Marquesa de San-Réal, que é, em realidade, a filha de lord Dudley, e, portanto, sua irmã.

Ele faz parte dos dandis-arrivistas, “jovem lobo com dentes longos”, e da terrível associação dos Treze, espécie de franco-maçonaria que dá grandes poderes a seus membros.

Este personagem também é protagonista do filme La fille aux yeux d'or[3], livremente inspirado no romance homônimo de Balzac.

Referências

  1. Ver o verbete "MARSAY (Henri de)" em Repertory of the Comédie Humaine, em inglês.
  2. a b c Honoré de Balzac. "Outro estudo de mulher", "O pai Goriot" e "A menina dos olhos de ouro", in A comédia humana. Org. Paulo Rónai. Porto Alegre: Editora Globo, 1954. Volumes VI, IV e VIII, respectivamente.
  3. La fille aux yeux d'or , em inglês no IMDb.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.