Henrietta Constance Smithson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrietta Smithson - 1832

Henrietta Constance "Harriet" Smithson (Ennis, 1800Paris, 3 de março de 1854) foi uma atriz irlandesa que atuava em Paris, em peças de Shakespeare. Tornou-se conhecida não por seu talento como atriz, mas por ter sido a grande paixão do compositor Hector Berlioz, a fonte inspiradora para a obra Sinfonia Fantástica e sua primeira esposa.

Berlioz a conheceu em 1827, durante uma apresentação de Hamlet, em que ela atuava como Ofélia. A paixão foi imediata. Esse idílio durou seis anos, sem ser correspondido. Em 1833, finalmente ela se rende aos galanteios dele e se casam. Em 1834, Louis Berlioz nasce, fruto deste amor. Após muitos conflitos e desencontros, eles se separam em 1840. Em 3 de março de 1854 ela morre de ataque cardíaco, após longo sofrimento causado por ataques de apoplexia que sofreu em 1848 e a deixou paralítica.

Louis, filho de ambos, tornou-se marinheiro. Como comandante de uma embarcação, morre de febre amarela durante uma viagem em Havana, em 5 de junho 1867, aos 33 anos de idade.