Henrique Cymerman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique Cymerman
HenriqueCymerman.jpg
Nascimento 1959
Porto
Nacionalidade Portuguesa, Espanhola e Israelita
Ocupação Jornalista, escritor, diretor, conferencista
Principais trabalhos Entrevista realizada a Isaac Rabin, entrevista realizada ao Papa Francisco

Jornalista na SIC (Portugal), La Vanguardia (Espanha), Mediaset Espanã, GloboNews (Brasil), Channel 2 (Israel), I24news em francês e inglês

Prémios Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, Comendador do Rei de Espanha, Direitos Humanos da Advocacia 2014

Henrique Cymerman Benarroch (nascido no Porto a 23 de março de 1959) é um jornalista, escritor, diretor, conferencista e professor universitário israelita de origens portuguesa e espanhola que trabalha como correspondente do Médio Oriente para a La Vanguardia , Mediaset Espanã, Antena 3, SIC e GloboNews. Além disso também escreveu o livro Vozes no Centro do Mundo[1]. É fluente em cinco idiomas: inglês, espanhol, português, francês e hebraico.

Biografia

Henrique Cymerman, nascido na cidade do Porto, de pais judeus de ascendência polaca e marroquina[2], é neto de um judeu polaco que perdeu tudo devido ao Holocausto e que se fixou em Portugal. É filho de Ozias Leão Cymerman e de Cotta Benarroch (uma espanhola de Málaga) e irmão do também jornalista Carlos Cymerman. Aos 16 anos decidiu ir para Israel sozinho. Licenciou-se na Universidade de Tel Aviv em Ciências Sociai, seguindo-se o Mestrado em Ciências Políticas e Sociologia. Foi docente na mesma universidade, onde aperfeiçoou o seu conhecimento de hebraico e árabe, até que foi contratado em 1982 pelo jornal israelita Maariv para trabalhar como correspondente na Península Ibérica[3] [4].

Os seus laços com Portugal não foram cortados apesar da distância e da vida ocupada que leva, sendo que é correspondente para a SIC. Desempenha igualmente esse papel para a Mediaset España, para a La Vanguardia e GloboNews. Tambén surge em inúmeras ocasiões na BBC assim como nos canais israelitas e palestinianos. É em 2014 que se decide pela Mediaset Espanã em detrimento da Antena 3 depois de trabalhar para eles mais de 20 anos. Dá conferências por todo o Mundo e também é professor de Governo, Diplomacia e Estratégia na Universidade israelita IDC. Foi o autor da última entrevista realizada a Isaac Rabin, 24 horas antes do primeiro-ministro ter sido assassinado. Já entrevistou outras personalidades importantes como, por exemplo, o Papa Franscisco.[5]

Henrique Cymerman e o Médio Oriente

Tem coberto os acontecimentos atuais no Médio Oriente por mais de 25 anos. Consequentemente, desenvolveu muitas relações de confiança com os líderes políticos em Israel, no Médio Oriente e no mundo árabe, tendo servido de mediador único entre as nações envolvidas no conflito árabe-israelita.

Entre 2005 e 2012, publicou o livro Vozes do Centro do Mundo: O conflito árabe-israelita contado pelos seus protagonistas[6] (Prime Books, 2004) em seis idiomas (espanhol, português, hebraico, árabe, português do Brasil e inglês). O livro inclui entrevistas com personagens fundamentais na região, tais como Yasser Arafat; Shimon Peres; o líder do Hamas, Ahmed Yassin; Omar bin Laden, o filho de Osama bin Laden; Mahmoud Abbas e a última entrevista de Isaac Rabin.

Cymerman afirma que o Médio Oriente está a passar por um dos momentos mais difíceis desde a Segunda Intifada: o processo de paz promovido pelos Estados Unidos está num impasse, principalmente porque nunca tiveram sucesso em unir ambas as partes do conflito e por causa da insistência em perseguir um caminho bilateral em vez de adotar uma abordagem regional, onde Israel se aliaria aos Sunitas.

Realizou ainda a série de documentários Jihad Now (2016), na qual ele explora as raízes do Islão radical, al-Qaeda e Estado Islâmico[7].

Henrique Cymerman e o Papa Francisco

Em Junho de 2013, encontrou-se com o Papa Francisco, tendo-lhe sugerido uma visita à Terra Santa[8].

A viagem do Papa Francisco à Terra Santa ocorreu de 24 a 26 de Maio de 2014. Cymerman, que se tornou admirador da capacidade de liderança do Papa, sugeriu ainda que organizasse um encontro entre o presidente palestiniano Mahmoud Abbas e o presidente israelita Shimon Peres, o qual o Papa propôs tornar numa “cerimónia de oração” a ter lugar na “sua casa”, o Vaticano[9][10]. Ambos os líderes aceitaram.  Esta cerimónia foi de imediato qualificada pelo Le Figaro como um gesto histórico sem precedentes a favor da paz entre israelitas e palestinianos[11].

Foi ainda co-autor com Jorge Reis-Sá no livro Francisco: de Roma a Jerusálem  (Guerra e Paz, 2014)[12], um livro que narra a viagem do Papa Francisco à Terra Santa.

Distinções

  • Recebeu a máxima condecoração de Portugal, a de "Comendador da Ordem do Infante D. Henrique”.
  • Apelidado de “anjo da paz” pelo Papa Francisco, foi presenteado com a gravação de um anjo da paz a derrotar o demónio da guerra pela sua ajuda em ter tornado possível o encontro entre Abbas e Peres no Vaticano.
    • Henrique Cymerman foi nomeado para o Prémio Nobel da Paz em 2015 por ter tornado possível a oração pela paz no Vaticano.
  • Em 2009 recebeu o prémio Godó de Periodismo.
  • Recebeu o prémio "Direitos Humanos da Advocacia 2014" pelo Conselho Geral da Advocacia Espanhola[13].
  • Foi-lhe atribuído o Prémio Daniel Pearl em 2012 pela Liga Antidifamação.
  • Em 2012, o rei Juan Carlos I concedeu a Cymerman a Ordem de Mérito Civil.
  • Desde 2008, Cymerman tem uma mesa em sua honra na sala de estar da Academia Geral del Aire, a academia militar da força aérea espanhola.
  • Vencedor do Prémio New York Festivals em 1997 na categoria de Programas Noticiosos de Televisão| Melhor Documentário pelo seu trabalho Um bombista suicida no quarto das crianças.

Referências

  1. TedxOporto. Oradores:Henrique Cymerman. Acedido a 3 de Setembro de 2014
  2. «| Escrítica |». | Escrítica |. Consultado em 6 de fevereiro de 2017 
  3. TedxOporto. Oradores:Henrique Cymerman. Acedido a 3 de Setembro de 2014
  4. Daniel Oliveira (2014). Alta Definição:Henrique Cymerman. SIC. Acedido a 4 de Setembro 2014
  5. Henrique Cymerman (13 de Junho 2014) A entrevista do Papa Francisco. SIC Notícias. Acedido a 4 de Setembro 2014
  6. «Voices from the Centre of the World, de Henrique Cymerman - Fundación Tres Culturas». Fundación Tres Culturas (em espanhol). 13 de maio de 2008 
  7. Stern, Itay (15 de março de 2016). «Looking ISIS in the Eye: New TV Series Probes Roots of Global Terror». Haaretz (em inglês) 
  8. «El tipo en la sombra de la cumbre de paz de Francisco». ELMUNDO (em espanhol) 
  9. Yardley, Jim; Rudoren, Jodi (8 de junho de 2014). «At Vatican, Day of Prayer With Focus on Uniting». The New York Times. ISSN 0362-4331 
  10. «[VIDEO] Papa Francisco lanza invitación a Mahmoud Abbas y Shimon Peres a ir al Vaticano a rezar por la paz» 
  11. Guénois, Jean-Marie; Louis, Cyrille (25 de maio de 2014). «Le geste historique du pape François pour la paix entre Palestiniens et Israéliens». Le Figaro (em francês). ISSN 0182-5852 
  12. «FRANCISCO, DE ROMA A JERUSALÉM | Guerra & Paz». www.guerraepaz.net. Consultado em 6 de fevereiro de 2017 
  13. "Jornalista da SIC Henrique Cymerman premiado em Espanha" (3 Setembro 2014). SIC Notícias