Henrique Pousão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henrique Pousão
Henrique Pousão
Henrique Pousão (1881), por Rodolfo Amoedo
Nome completo Henrique César de Araújo Pousão
Nascimento 1 de janeiro de 1859
Vila Viçosa, Reino de Portugal Portugal
Morte 20 de março de 1884 (25 anos)
Vila Viçosa, Reino de Portugal Portugal
Nacionalidade português
Ocupação Pintor

Henrique César de Araújo Pousão (Vila Viçosa, 1 de janeiro de 1859 - Vila Viçosa, 20 de março de 1884), foi um pintor português pertencente à 1.ª geração naturalista.

Foi o mais inovador pintor português da sua geração, reflectindo, na sua obra naturalista, influências de pintores impressionistas, como Camille Pissarro e Manet. Realizou também paisagens que ultrapassam as preocupações estéticas da pintura do seu tempo. Natural de Vila Viçosa, Henrique Pousão faz-se pintor na Academia Portuense de Belas Artes, onde é discípulo de Thadeo Maria de Almeida Furtado e João António Correia. Ele foi um dos críticos a apreciar o quadro de Edgar Degas em 1678 durante a sua exposição "O lago dourado". Teve em vida vários romances com a escritora Margarida Torres de Almeida.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Henrique César de Araújo Pousão nasceu em Vila Viçosa, na freguesia de São Bartolomeu, a 1 de janeiro de 1859, sendo baptizado com apenas 14 dias.[1] Era filho de Francisco Augusto Nunes Pousão, bacharel em Direito, e de D. Maria Teresa Alves de Araújo e neto e bisneto de pintores. O avô materno, Caetano Alves de Araújo, pintou a tela Instituição do Santíssimo Sacramento para a Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e o bisavô paterno, António Pousão, foi autor, entre outras obras, de quadros para o Convento de São Paulo da Serra de Ossa, no Redondo.

No ano de 1863, a família fixou-se em Elvas, onde Henrique faria a escola primária. Pouco tempo depois da mudança, a 26 de maio, a mãe morreu vítima de tuberculose com apenas 26 anos e o pai veio a casar passados dois meses, a 23 de julho, em Vila Viçosa, com Maria da Conceição Veiga.[2][3] Nos anos seguintes, Pousão executou vários desenhos, entre os quais se conta o promissor "Retrato da Prima", em 1869.

No início da década de setenta do século XIX, partiu com o pai para Barcelos. Nesta terra nortenha, inspirado pelos habitantes locais e por gravuras e fotografias, dedicou-se a fazer desenhos, assinados e datados de 1872.

A sua paixão pelo desenho levou o pai a instalá-lo no Porto, na casa de um amigo, para aí investir seriamente na Arte. Por conselho do seu mestre, o pintor António José da Costa, matriculou-se em outubro de 1872 na Academia Portuense de Belas Artes, sem, no entanto, abdicar das aulas particulares. Naquela Academia foi aluno de Thadeo Maria de Almeida Furtado e de João António Correia e colega de José Júlio de Sousa Pinto, Custódio Rocha e José de Brito. Em 1880 concluía os seus estudos.

Durante as férias visitava o pai, entretanto transferido para Olhão como Juiz de Direito. Aproveitava-as para desenhar paisagens marítimas. No regresso ao Porto, tentou a sorte no concurso a pensionista no estrangeiro, juntamente com António Ramalho. Os dois candidatos foram aprovados com mérito absoluto, sendo Henrique Pousão também aprovado em mérito relativo. Porém, a partida para Paris não foi imediata, uma vez que as provas careciam de aprovação por parte de Lisboa. Nesse compasso de espera, participou no Centro Artístico Portuense e colaborou com a revista O Occidente.

Bolseiro do Estado, parte para Paris, em novembro de 1881, com José Júlio de Sousa Pinto onde é discípulo de Alexandre Cabanel e Adolphe Yvon.

Devido a uma bronquite aguda troca a França por Itália: em Nápoles, Capri e Anacapri, executa algumas das suas melhores pinturas, em Roma é sócio do Círculo de Artistas e frequenta sessões nocturnas de Modelo Vivo.

Considerado um dos maiores da Pintura portuguesa da segunda metade do século XIX, Henrique Pousão desenvolveu toda a sua produção artística em fase de formação. A sua pintura é marcada pelos lugares por que passa.

Busto de Henrique Pousão em Vila Viçosa.

Em França, revela já a originalidade que, mais tarde, marca a sua obra: um entendimento da luz e da cor, traduzido nas representações das margens do Sena, dos bosques sombrios dos arredores de Paris e em aspectos da aldeia de Saint-Sauves d'Auvergne.

Em Roma, embora adira ao gosto académico, afasta-se do registo mimético e narrativo do naturalismo: num numeroso conjunto de pequenas tábuas, pinta ruas, caminhos, pátios, casas, trechos de paisagens, expressa as formas em grandes massas de cor, em jogos de claro-escuro e de luz-sombra. Em algumas obras, as composições assumem formas sintetizadas - próximas de uma expressão abstracta -, caso de excepção na pintura portuguesa da época.

O agravamento do estado de saúde trouxe-o de volta a Portugal. Na viagem de regresso passou por Sorrento, Castellamare, Nápoles, Roma, Génova, Marselha e Barcelona, Valência, Sevilha, Huelva, Ayamonte, Guadiana, Vila Real e Olhão, nesta última paragem era esperado pelo pai.

Finda uma curta estadia no Algarve, voltou a Vila Viçosa, acabando por falecer a 20 de março de 1884, com apenas 25 anos, na mesma freguesia onde nasceu. Uma hemoptise derivada de tuberculose, conduziu-o precocemente à morte. Encontra-se sepultado no cemitério local.[4]

Faleceu solteiro e sem filhos, sendo tio do poeta João Lúcio Pousão Pereira.

Em 1888, por disposição testamentária do pai, o espólio de Henrique Pousão foi cedido à Academia Portuense de Belas Artes. Hoje em dia, uma substancial parte da sua obra encontra-se exposta no Museu Nacional de Soares dos Reis.[5][6]

Henrique Pousão é o pintor da primeira geração naturalista mais bem representado na colecção do Museu: quer pelo vasto conjunto de peças, quer pela sua qualidade pictórica. Através da sua obra, é possível traçar o antes e o depois do naturalismo.

O seu nome está ligado à revista portuense A Arte Portuguesa[7] (1882-1884).

Esperando o sucesso (1882), óleo de Henrique Pousão.

Obras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de pintores de Portugal
  • Arte Portuguesa do Século XIX - (Instituto Português do Património Cultural - Palácio da Ajuda) (Antiga galeria de pintura do rei D. Luís) (1988)

Referências

  1. «PT-ADEVR-PRQ-VVC05-001-0011_m0001.tif - Livro de registos de baptismo - Arquivo Distrital de Évora - DigitArq». digitarq.adevr.arquivos.pt. Consultado em 8 de fevereiro de 2021 
  2. «PT-ADPTG-PRQ-PELV03-015-0005_m0001.tif - Registos de óbitos - Duplicado - Arquivo Distrital de Portalegre - DigitArq». digitarq.adptg.arquivos.pt. Consultado em 8 de fevereiro de 2021 
  3. «PT-ADEVR-PRQ-VVC05-002-0009_m0001.tif - Livro de registos de casamento - Arquivo Distrital de Évora - DigitArq». digitarq.adevr.arquivos.pt. Consultado em 8 de fevereiro de 2021 
  4. «PT-ADEVR-PRQ-VVC05-003-0033_m0001.tif - Livro de registos de óbito - Arquivo Distrital de Évora - DigitArq». digitarq.adevr.arquivos.pt. Consultado em 8 de fevereiro de 2021 
  5. «Henrique Pousão». MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CHIADO. Consultado em 8 de fevereiro de 2021 
  6. «U. Porto - Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto: Henrique Pousão». sigarra.up.pt. Consultado em 8 de fevereiro de 2021 
  7. Rita Correia (9 de janeiro de 2007). «Ficha histórica:A arte portugueza : revista mensal de bellas-artes (1882-1884)» (pdf). Hemeroteca Municipal de Lisboa. Consultado em 6 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]