Henrique Frederico, Príncipe de Gales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique Frederico
Príncipe de Gales e Duque de Rothesay
Casa Stuart
Pai Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra
Mãe Ana da Dinamarca
Nascimento 19 de fevereiro de 1594
Castelo de Stirling, Stirling, Stirlingshire, Escócia
Morte 6 de novembro de 1612 (18 anos)
Enterro Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra

Henrique Frederico Stuart, Príncipe de Gales (19 de fevereiro de 1594 - 6 de Novembro 1612) foi o filho mais velho do rei James VI & I e Ana de Dinamarca.

Nascimento e juventude[editar | editar código-fonte]

Nasceu no Castelo de Stirling e tornou-se Duque de Rothesay, Conde de Carrick, Barão de Renfrew, Lorde das Ilhas e Príncipe da Escócia automaticamente em seu nascimento. Seu pai o colocou sob os cuidados de Alexandre Erskine, Conde do Mar, e dos cuidados da mãe do menino, James, porque temem que a tendência da mãe para o catolicismo pode afetar o filho. Embora a remoção da criança causasse enorme tensão entre Anna e James, Henry ficou sob os cuidados da família de Mar até 1603, quando James se tornou rei da Inglaterra e sua família se mudou para o sul.

Príncipe de Gales[editar | editar código-fonte]

Na seqüência da adesão do seu pai ao trono da Inglaterra, em 1603, tornou-se automaticamente Duque da Cornualha, e foi investido Príncipe de Gales e Conde de Chester em 1610, unindo assim a automática de seis e dois tradicionais títulos escoceses e Ingleses na posse de herdeiros aparentes aos tronos, desde essa data.

Morte[editar | editar código-fonte]

Ele morreu de febre tifóide na idade de 18 anos. (O diagnóstico pode ser feito com razoável certeza, a partir de registros escritos do exame post-mortem). Henrique foi enterrado na Abadia de Westminster. A morte Príncipe Henrique foi amplamente considerada como uma tragédia para a nação.

De acordo com Charles Colton, "poucos herdeiros para o trono Inglês têm sido tão amplamente e profundamente pranteados como Príncipe Henrique." Seu corpo ficou no Palácio de St. James durante quatro semanas. Esse período foi necessário para que seu pai recolhesse dinheiro para um funeral extravagante, que ocorreu em 7 de dezembro, quando mais de mil pessoas caminharam na milha-longo - cortejo a Abadia de Westminster - para ouvir o sermão de duas horas emitido pelo Arcebispo de Cantuária.


Henrique Frederico, Príncipe de Gales
Casa de Stuart
19 de fevereiro de 1594 – 6 de novembro de 1612
Precedido por
Jaime VI
Crowned Inescutcheon of the Duke of Rothesay.svg
Duque de Rothesay
19 de fevereiro de 1594 – 6 de novembro de 1612
Sucedido por
Carlos I
Precedido por
Eduardo VI
Arms of the Duchy of Cornwall.svg
Duque da Cornualha
24 de março de 1603 – 6 de novembro de 1612
Precedido por
Henrique VIII
Coat of Arms of the Stuart Princes of Wales (1610-1688).svg
Príncipe de Gales
4 de junho de 1610 – 6 de novembro de 1612


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.