Henrique de Barros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Henrique de Barros
Henrique de Barros.jpg
Função
Deputados da Assembleia Constituinte
Biografia
Nascimento
Morte
20 de agosto de 2000 (95 anos)
Cidadania
Alma mater
Atividade
Outras informações
Religão
Partido político

Henrique Teixeira de Queirós de Barros GCCGCIHGCL (Coimbra, 7 de outubro de 190420 de agosto de 2000) foi um professor e político português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henrique de Barros era filho do escritor e pedagogo João de Barros, neto paterno do 1.º Visconde da Marinha Grande e irmão de Teresa Teixeira de Queirós de Barros, mulher de Marcelo Caetano (1906-1980). Casou com Luísa de Morais Sarmento.

Engenheiro agrónomo, ensinou longamente como Professor Catedrático no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Como Ministro de Estado do I Governo Constitucional, após o 25 de Abril de 1974, contribuiu indiscutivelmente para a defesa do pluralismo e da liberdade.

No final da década de 1930, o Prof. Henrique de Barros esteve envolvido no projecto técnico da Colónia Agrícola de Santo Isidro de Pegões (1937/38), juntamente com os engenheiros Mário Pereira e José Caldas, Presidente da Junta de Colonização Interna.

Das suas acções mais relevantes, destacam-se a criação do Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo e a reestruturação da Comissão da Condição Feminina. Na ausência do Primeiro Ministro competia-lhe presidir ao Conselho de Ministros, além de despachar expediente com outras secretarias de estado.

Além de Ministro de Estado, o Prof. Henrique de Barros salientou-se ainda como Membro do Conselho de Estado (Junho 1974-Março 1975), Presidente do Conselho Nacional do Plano e Presidente eleito da Assembleia Constituinte (1975-1976).

A 31 de Agosto de 1978 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a 30 de Junho de 1980 com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e a 15 de Junho de 2016, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique[1]

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Quase um século... Memórias sintéticas (1991)

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Henrique Teixeira Queiroz de Barros". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 6 de fevereiro de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.