Herói de Israel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Herói de Israel
גיבור ישראל
Herói de Israel
Hero Of Israel.jpg
Classificação
País  Israel
Outorgante Forças de Defesa de Israel
Tipo Medalha Militar
Descritivo "Realização de um ato supremo de valor diante do inimigo ao risco da própria vida"
Agraciamento Militar
Condição Obsoleta
Criação 1949 (72 anos)
Equivalente a Medalha de Valor

Herói of Israel (em hebraico: גיבור ישראל) foi uma condecoração militar israelense concedida durante a Guerra de 1948.

Quando as Forças de Defesa de Israel foram criadas, em maio de 1948, o sistema de condecorações militares ainda não havia sido instituído, mas muitos soldados que se distinguiram em combate foram recomendados por seus superiores para condecoração. O comando do Exército instituiu um comitê para decidir acerca da criação de um sistema de condecorações e um concurso foi feito para a criação das medalhas. Entretanto, após mais de um ano, nenhuma decisão foi tomada e em meados de 1949 foi decidido, como "solução temporária", que 12 militares seriam condecorados como representantes das diferentes unidades das Forças de Defesa de Israel por terem se distinguido pelo nível mais alto de heroísmo[1].

O número 12 era simbólico em função das Doze Tribos de Israel, enquanto o título de "Herói de Israel" remete ao título de "Herói da União Soviética", considerando-se que, à época, o recém-fundado Estado israelense mantinha boas relações com a União Soviética, que tinha a Tchecoslováquia como estado-satélite, considerando-se a ajuda recebida com as primeiras remessas de armamento para as Forças de Defesa de Israel[2].

A cerimônia de condecoração foi realizada em 17 de julho de 1949[3]. Após uma parada militar, o presidente Chaim Weizmann, o primeiro-ministro David Ben-Gurion e o chefe de Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, Yaakov Dori, condecoraram os recipientes ou entregaram a condecoração aos parentes daqueles cujo reconhecimento foi póstumo.

Após essa cerimônia, o comitê continuou a trabalhar na criação de um sistema de condecorações, mas nunca chegou a uma solução e assim ninguém mais foi galardoado como Herói de Israel. Somente em janeiro de 1970 houve a criação de um sistema israelense de condecorações[4], quando o Herói de Israel foi substituído pela Medalha de Israel. Todos aqueles que receberam a condecoração de Herói de Israel receberam também a Medalha de Valor em substituição.

Design[editar | editar código-fonte]

A condecoração está na forma de uma barreta vermelha com um colchete no formato do Brasão de armas de Israel feito de ouro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Heroes of Israel». Jewish Treats. 5 de maio de 2014. Consultado em 30 de abril de 2017 
  2. BUSH, Lawrence (10 de fevereiro de 2013). «February 11: the USSR breaks off relations with Israel». Jewish Currents. Consultado em 30 de abril de 2017 
  3. «Hero of Israel». Israeli Decorations. Consultado em 30 de abril de 2017 
  4. «Decorations». Israeli Decorations. Consultado em 30 de abril de 2017