Heraia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hera

Os Heraia eram jogos desportivos da Grécia Antiga reservados às mulheres e dedicados à deusa Hera, esposa de Zeus[1]. Tinham lugar em Olímpia e eram celebrados a cada quatro anos[1].

A única competição era a corrida de estádio, mas havia várias provas, divididas por faixas etárias[1]. Para os homens que participavam nos Jogos Olímpicos esta prova correspondia a correr 192 metros; no caso das concorrentes dos Heraia reduzia-se a pista do estádio de Olímpia para cerca de 160 metros[2]..

As participantes efectuavam as provas enquadradas em três categorias diferentes, conforme as suas idades[1]. A organização dos jogos estava a cargo de dezasseis mulheres[1] casadas[3] da Élide (a pólis que controlava Olímpia), cada uma auxiliada por uma assistente.

As vencedoras recebiam coroas feitas com ramo de oliveira (como os vencedores dos Jogos Olímpicos), bem como um pedaço de vitela que tinha sido oferecido em sacrifício a Hera[3]. Poderiam também ser representadas no templo desta deusa, homenageadas com estátuas com os nomes delas[3].

As origens dos jogos são mitológicas: a primeira vencedora foi Clóris, filha de Anfião e Níobe[4], a única sobrevivente do massacre[5] que Apolo e Ártemis fizeram na sua família[6].


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SWADDLING, Judith - The Ancient Olympic Games. University of Texas Press, 2000. ISBN 0292777515

Referências

  1. a b c d e Descrição da Grécia, 5.16.2, por Pausânias (geógrafo)
  2. Descrição da Grécia, 5.16.2, por Pausânias (geógrafo). Pausânias apenas diz que a distância corrida pelas mulheres era um sexto menor que a corrida pelos homens, as conversões para metros não estão nesta fonte
  3. a b c Descrição da Grécia, 5.16.3, por Pausânias (geógrafo)
  4. Descrição da Grécia, 5.16.4, por Pausânias (geógrafo)
  5. Fabulae, X, Clóris, por Higino
  6. Descrição da Grécia, 2.21.9, por Pausânias (geógrafo)
Ícone de esboço Este artigo sobre história das mulheres é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.