Herbert Read

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Herbert Read
Nascimento Herbert Edward Read
4 de dezembro de 1893
Muscoates
Morte 12 de junho de 1968 (74 anos)
Stonegrave
Cidadania Reino Unido, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Cônjuge Margaret Read
Filho(s) Piers Paul Read, John Read, Benedict Read
Alma mater
Ocupação historiador da arte, poeta, escritor, filósofo, anarquista, crítico literário,
Prêmios
Empregador Universidade Harvard, Universidade Wesleyan, Universidade de Edimburgo
Obras destacadas Education through art
Ideologia política anarquismo

Sir Herbert Edward Read (Kirkbymoorside, North Yorkshire, 4 de dezembro de 1893Malton, North Yorkshire, 12 de junho de 1968) foi um poeta anarquista e crítico de arte e de literatura britânico. Foi nomeado cavaleiro em 1953. Obteve o Prêmio Erasmo em 1966.

Foi criado numa fazenda e serviu como oficial na Primeira Guerra Mundial. A infância e a guerra foram temas freqüentes nas poesias que publicou, a partir da sua estréia com Guerreiros nus, em 1919. Após a guerra, trabalhou na curadoria do Victoria and Albert Museum, em Londres. Em 1931 e 1932 lecionou na Universidade de Edimburgo. De 1933 a 1939, foi editor da revista Burlington Magazine.

Crítico dos mais conceituados entre as décadas de 1930 e 1950, e expoente do movimento de educação pela arte, Herbert Read impôs-se por seu espírito democrático e humanístico, tanto no campo da estética quanto em pedagogia, sociologia e filosofia política.

Escreveu mais de mil obras sobre diferentes áreas do pensamento. Entre seus ensaios, destacam-se O significado da arte (1931), A forma na poesia moderna (1932) e Educação pela arte (1943).

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.