Herbert Sobel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Herbert SobelCombatente Militar
Herbert Sobel
Herbert Sobel em Aldbourne, na Inglaterra
Nascimento 26 de janeiro de 1912
Chicago, Illinois
Morte 30 de setembro de 1987 (75 anos)
Waukegan, Illinois
Ocupação Contabilista
Serviço militar
País  Estados Unidos
Serviço Exército Estadunidense
Anos de serviço 1940-1947
Patente Tenente Coronel
Conflitos Segunda Guerra Mundial
Guerra da Coreia

Herbert M. Sobel (26 de janeiro de 1912 - 30 de setembro de 1987) foi capitão do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi o primeiro comandante executivo da Easy Company, 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista da 101ª Divisão Aerotransportada. Esta Companhia tornou-se mundialmente conhecida no livro Band of Brothers escrito pelo historiador de guerras norte-americano Stephen Ambrose, e na minissérie de mesmo nome produzida pela HBO, onde ele foi interpretado pelo ator David Schwimmer.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Chicago, Illinois, filho de uma família judia, foi vendedor de roupas, posteriormente freqüentou a Escola Militar na Academia Militar Culver em Indiana. Se formaria mais tarde na Universidade de Illinois. Logo após o início da Segunda Guerra Mundial ofereceu-se como pára-quedista sendo aceito e promovido a Segundo Tenente.

Promovido a primeiro-tenente, comandou a Companhia Easy em sua formação na base de Camp Toccoa, na Geórgia, a ele foi creditado como sendo a melhor Companhia do 506 Regimento de Infantaria Pára-quedista. Logo, seria promovido ao posto de capitão, em reconhecimento à sua capacidade como treinador.

Sobel não era um indivíduo particularmente atlético. Paradoxalmente, como comandante da unidade, seria o responsável pelo treinamento e condicionamento físico dos homens para a batalha. Era um disciplinador rigoroso, distribuindo castigos cruéis por infrações aparentemente inofensivas. Durante o treinamento na Inglaterra, ele ameaçou o tenente Richard Winters de corte marcial, por uma suposta falta de inspecionar latrinas na hora marcada. Pouco antes da companhia embarcar para a França, Sobel foi destituído do comando, vindo a tornar-se comandante-instrutor de uma escola de pára-quedismo (Chilton Foliat). Apesar da impopularidade de Sobel, o sucesso de muitos créditos da Easy Company em batalha deveu-se aos padrões rigorosos que ele estabeleceu para seus homens.

O comando da Easy seria assumido pelo Primeiro-Tenente Thomas Meehan, sendo mais tarde substituído por Richard Winters, o qual ficaria com a unidade até o final da guerra.

Pouco antes da Easy Company participar da Operação Market Garden, Sobel foi designado para o 506º novamente, desta vez substituindo Salve Matheson como Regimental S-4 (oficial de logística).

Pós-Guerra[editar | editar código-fonte]

Sobel retornou aos Estados Unidos após a guerra,e trabalhou como contador antes de ser chamado para o serviço ativo durante a Guerra da Coreia. Permaneceu na Guarda Nacional do Exército, aposentando-se no posto de Tenente-Coronel. Mais tarde, foi casado e teve dois filhos.

No final dos anos 1960, Sobel deu um tiro na cabeça com uma pistola de pequeno calibre em uma tentativa de suicídio. A bala entrou em sua têmpora esquerda, passou por trás de seus olhos e saiu do outro lado da cabeça. Este cortou-lhe os nervos óticos e deixou-o cego. Mais tarde ele foi transferido para uma unidade de vida assistida da VA (Veteran Association) em Waukegan, Illinois.

Sobel residiu lá em seus últimos dezessete anos até sua morte, devido à desnutrição em 30 de setembro de 1987.[1]

Referências

  1. Ambrose, em seu livro Band Of Brothers - pag.351, destaca a amargura que Sobel teve para com os sobreviventes da Easy, inúmeras vezes foi convidado à participar do Encontro Anual de Veteranos, tendo inclusive suas mensalidades pagas por Guarnere, para que ele pudesse participar. Porém, nada aconteceu.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ambrose, Stephen E. - Band of Brothers, Editora Bertrand Brasil -2006
  • Young, Brigadeiro Peter - A Segunda Guerra Mundial, Círculo do Livro - 1980
  • Ambrose, Stephen E. - Soldados Cidadãos, Editora Bertrand Brasil -2004

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.