Hermann Einstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hermann Einstein
Nascimento 30 de agosto de 1847
Bad Buchau
Morte 10 de outubro de 1902 (55 anos)
Milão
Nacionalidade Alemanha Alemão
Cônjuge Pauline Koch
Filho(s) Albert Einstein, Maja Einstein

Hermann Einstein (Bad Buchau, 30 de agosto de 1847Milão, 10 de outubro de 1902) foi um empresário judeu alemão, o pai de Albert Einstein.

Foi filho de Abraham Einstein (1808-1868) e Helene Moos (1814-1887). Os pais casaram em abril de 1839 em Bad Buchau. Teve três irmãos: August Ignaz, Heinrich e Jakob; e duas irmãs: Jette e Friederike. Eram uma família de religião judaica.

Aos catorze anos Hermann foi estudar no liceu (Realschule) para a capital de Baden-Württemberg, Estugarda. Hermann interessou-se pela matemática. Foi bom aluno e gostaria de ter podido estudar, mas os meios financeiros da família não o permitiram. Decidiu tornar-se comerciante, tornando-se aprendiz em Estugarda.

Casou em 8 de agosto de 1876 com Pauline Koch, então com dezoito anos de idade. Casaram em Bad Cannstatt, onde viviam os pais de Pauline. Após o casamento foram viver para Ulm, onde Hermann foi co-proprietário da loja de penas para colchões dos primos Moisés e Hermann Levi. Foi em Ulm que nasceu Albert Einstein, a 14 de Março de 1879.

Por iniciativa do irmão de Hermann Jakob, a família mudou-se para Munique em 1880, onde os irmãos fundaram uma empresa eletro-técnica, Elektrotechnische Fabrik J. Einstein & Cie. Hermann era o agente comercial e Jakob o técnico da empresa. Os dois irmãos estão convencidos de que este setor em pleno crescimento oferece melhor rentabilidade do que o tradicional negócio de penas de colchão. Na década de 1880, a cidade de Munique, em processo de industrialização (relativamente tardio) desenvolveu-se muito, crescendo a população a um ritmo de 17 mil novos habitantes por ano. O material elétrico, uma tecnologia relativamente recente, tem alta conjuntura nestes anos. A empresa do pai de Einstein chegou a ter entre 150 e 200 trabalhadores nos seus melhores dias.

A 18 de Novembro de 1881 nasce a segunda criança de Hermann e Pauline, Maria, chamada Maja (1881-1951).

Entretanto, os negócios começam a correr pior do que se esperava. Há uma grande concentração da indústria do setor elétrico. Como é típico com os mercados tecnológicos, após o período de grandes números de empresas pequenas e inovadoras, há um ciclo de reestruturações e concentração (Economias de Escala).

Hermann Einstein vê-se obrigado a largar o controle da sua empresa de Munique. A firma é comprada em 1894 pela AEG. Poucos anos depois, em 1910, existiriam apenas duas grandes empresas no sector: Siemens & Halske e a AEG (Allgemeine Elektrizitätsgesellschaft)

Em 1894, a empresa de Munique é vendida e a família muda-se para Pavia, na Itália. Hermann, Pauline e Maja mudam-se primeiro para Milão e depois para Pavia. Albert fica em casa de parentes a fim de terminar o ano do liceu.

Em 1896, Hermann e Jakob vêem-se obrigados a declarar a falência. Apesar de ter perdido a maior parte do dinheiro, Hermann fundou uma nova empresa em Milão, sem o irmão, mas com o apoio de outros familiares. Apesar de os negócios terem corrido melhor, a preocupação financeira mantinha-se, o que terá contribuido para os seus problemas de coração.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.