Hermann Schapira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hermann Schapira
Nascimento 4 de agosto de 1840
Erswilken, Lituânia
Morte 8 de maio de 1898 (57 anos)
Colônia (Alemanha)
Nacionalidade Rússia Russo
Alma mater Universidade de Heidelberg
Orientador(es) Lazarus Fuchs[1]
Instituições Universidade de Heidelberg
Campo(s) Matemática, sionismo
Tese 1880: Lineare homogene Cofunktionen

Zwi Hermann Schapira (Erswilken, Lituânia, 4 de agosto de 1840Colônia (Alemanha), 8 de maio de 1898) foi um matemático e sionista russo.

Hermann Schapira foi desde 1860 rabino em Erswilken, próximo a Tauragė e, depois de três anos de formação na "Gewerbeakademie" em Berlim, comerciante em Odessa, começando a estudar matemática com 37 anos de idade. Obteve o doutorado em 1880, tornando-se professor de matemática na Universidade de Heidelberg em 1887.

No primeiro Congresso Sionista fez duas propostas significativas:

  1. Criação de um fundo judaico para aquisição e preservação de terras na Palestina (mais tarde realizado como Fundo Nacional Judaico - Keren Kajemet Lejisrael KKL);
  2. Fundação de uma Universidade Judaica.

Estas propostas foram concretizadas após sua morte no 5º e no 11º Congresso Sionista, respectivamente, que ocorreram ena Basileia em 1901 e em Viena em 1913.


Translation arrow.svg
Este artigo ou secção resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «Hermann Schapira» na Wikipédia em alemão, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.