Hermione Granger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde março de 2010)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Hermione Jean Granger
Hermione Granger
Hermione Granger.jpg
Hermione Granger, Interpretada por Emma Watson
Dados pessoais
Sexo Feminino
Nascimento 19 de setembro de 1979 (37 anos)
Cabelo Castanho claro
Olhos Castanhos
Sangue Nascido trouxa
Família Familia Weasley e filha dos trouxas Granger
Dados biográficos
Casa Blason Gryffondor.svg Gryffindor
Organizações as
quais pertence
Armada de Dumbledore
F.A.L.E.
Ordem da Fênix
Clube do Sluguehorn
Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Intérprete Emma Watson
Personagem da série Harry Potter

Hermione Jean Granger é uma personagem fictícia e uma dos protagonistas dos livros da série Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. Harry Potter e Rony Weasley, os três tornam-se melhores amigos. Caracteriza-se por ser muito inteligente e curiosa.

A personagem foi dublada por Luisa Palomanes (no Brasil) e Mafalda Luís de Castro (em Portugal).[carece de fontes?]

Características da personagem

Nasceu a 19 de setembro de 1979. Os pais de Hermione, Sr. e Sra. Granger são muggles (pessoas sem poderes mágicos) e são ambos dentistas. Duas grandes características físicas de Hermione são seus cabelos castanhos (descritos como longa juba) e os dentes da frente maiores que o normal (coisa que ela conserta no quarto livro da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo). Hermione é muito estudiosa: o seu conhecimento já salvou muitas vezes Harry e Rony.

No seu primeiro ano, Hermione foi escolhida pelo Chapéu Seleccionador para ser da casa de Gryffindor (tal como Harry Potter e Ron Weasley). Já no quinto livro da saga (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e após ser questionada por um aluno da Ravenclaw acerca do motivo apesar da sua inteligência não ter sido seleccionada para sua casa, Hermione disse que o Chapéu Seleccionador havia considerado essa hipótese; no entanto, decidiu deixá-la em Gryffindor (no fundo, por muito inteligente que seja, a sua coragem supera a sua inteligência). Isso pode ser evidenciado quando ela diz no primeiro livro (Harry Potter e a Pedra Filosofal) ao próprio Harry: "Eu? Livros e inteligência... Há coisas mais importantes: a amizade e a coragem".

Hermione é a melhor aluna do seu ano e acredita que tudo o que é necessário saber está nos livros, explicando assim o facto de ser muito lógica e ter um raciocínio brilhante. A maioria dos professores considera-a uma estudante modelo, sendo Snape a excepção, por considerá-la uma "Irritante Sabe-Tudo".

Parece sempre estar um passo à frente de Harry e Rony, que não gostavam de Hermione no começo do primeiro ano, pois a achavam muito arrogante, tudo porque Hermione não gostava muito da atitude ousada dos rapazes de saírem à noite dos dormitórios para explorar a escola. Porém, certa noite ela foi a um desses "passeios" e quase morreu porque eles entraram na sala onde estava "Fluffy", o Cerberus de Hagrid (guarda-caça de Hogwarts) que guardava o 3º andar. No dia seguinte a esse acontecimento, corrige Rony durante uma aula de feitiços e ele a ofende, o que a leva a não falar mais com Harry e Rony e a se trancar no banheiro das meninas para chorar. No entanto, um trasgo montanhês é solto na escola e vai parar no banheiro das meninas. Harry e Rony correm para lá quando descobrem e conseguem tirá-la de lá. Quando os professores chegam, Harry e Rony estão prontos para tomar uma detenção, mas para surpresa de todos Hermione assume toda a culpa para protegê-los. Depois disso os três viram amigos inseparáveis. Nasceu aí a amizade mais importante e central da série, em que cada um é capaz de tudo para ver o bem dos outros dois.

Hermione é bastante exigente com ela mesma, e por vezes com os outros, o que faz com que muitos alunos a considerem mandona e exibicionista. Também é vítima da discriminação de Draco Malfoy, que está sempre a gozá-la e a chamar-lhe de "Sangue-ruim", mas ela sempre é defendida pelos seus dois amigos, embora Rony demonstre muito mais raiva quando debocham dela. Chegou a ser petrificada pelo Basilisco ao investigar sobre os acontecimentos em Câmara Secreta mas conseguiu se salvar usando apenas um espelho de mão. Também era considerada uma das alunas mais brilhantes de sua Época.

Em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", tem seu primeiro relacionamento com Vítor Krum, quando vai ao Baile de Inverno com ele, e começa a ter conversinhas com o rapaz, o que deixa Rony furioso, e em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", Gina Weasley ao brigar com Rony, acaba falando que Hermione havia beijado Vítor Krum. Também em "O Enigma do Príncipe", cria um namoro falso com Córmaco McLaggen (quem estava atraído por ela), para deixar Rony com ciúmes (pois Hermione já estava apaixonada por Rony, e ele também), pois ele havia começado namoro com Lilá Brown, colega de Harry Potter, Rony e Hermione da Grifinória.

Desenvolvimento nos livros

Emma Watson, intérprete de Hermione Granger na série.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Hermione recebe a informação que é uma feiticeira e que tem um lugar para si em Hogwarts, mesmo sendo os seus pais muggles e conhece Harry e Ron no Expresso de Hogwarts.

Desde cedo evidencia uma grande inteligência e acaba por ir para Gryffindor, tal como Harry e Ron. Após tempos conturbados sem grandes amizades, tudo muda. Enquanto está na casa-de-banho das raparigas e aparece um Troll, Harry e Ron vêm em seu socorro e acabam por salvá-la, tornando-se os 3 inseparáveis. As suas aventuras levam-nos até à descoberta da Pedra Filosofal e tentam impedir, pensavam eles, o Professor Snape de apanahar a Pedra Filosofal (acabaria por ser Quirrell). Hermione é fundamental na demanda final, principalmente porque livra Ron e Harry da "Armadilha do Diabo" e porque ajuda Harry no jogo de lógica das poções.

Tudo acaba em bem e Hermione mostrou-se brilhante nas suas demandas com os amigos.

Harry Potter e a Câmara dos Segredos

Em Harry Potter e a Câmara dos Segredos, Hermione começa por encontrar Harry e Ron na Diagon-al.

Durante esse ano em Hogwarts, sofre imenso, principalmente por ser chamada "Sangue de Lama" por Draco Malfoy e os seus amigos (era filho de não mágicos). Neste mesmo ano, os filhos dos muggles seriam perseguidos por um Basílisco controlado por Vodlemort e, tal como outros, Hermione Granger fica petrificada. Mesmo neste estado, tem um papel na sua mão que dá indicações a Ron e a Harry de como é a criatura e os perigos que enfrentam.

Mesmo petrificada, a sua ajuda foi preciosa e muito útil.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Hermione assume um destaque fundamental na história.

Devido ao facto de se ter inscrito em imensas disciplinas, a Professora McGonagall, pede ao Ministério que lhe seja possivel usar um Vira-tempo de modo a assistir às aulas todas. Um Vira-tempo permite-lhe recuar no tempo e poder regressar ao passado. Hermione tem pela primeira vez um problema com as aulas, nomeadamente na disciplina de Adivinhação. Afirma achá-las uma perda de tempo e não acredita na Professora da disciplina.

Com o seu vira-tempo, Hermione mostra-se fundamental neste livro, pois ajuda-a e a Harry a salvar a vida de Buckbeak e Sirius Black.

No filme, a actuação de Emma Watson ao interpretar Hermione Granger foi muito aplaudida em particular.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Hermione é alvo do afceto de Víktor Krum, um estudante da escola de Durmstrang e um famoso jogador da equipa búlgara de Quidditch, que veio para Hogwarts para participar do Torneio dos Três Feiticeiros, com o qual irá manter correspondência.

Ron, porém, sente ciúmes no Baile de Natal pois Hermione vai acompanhada por Víktor; no entanto, ela também demonstra gostar de Ron pois sente ciúmes quando ele demonstra interesse na outra participante do Torneio, Fleur Delacour, da Escola de Beauxbatons. É também curioso que, neste Baile de Natal, Harry não a reconhece imediatamente, pois está visivelmente mais bonita, os cabelos ficaram lisos e brilhantes em um nó na nuca e usa um magnífico vestido azul (sendo rosa no filme).

Neste mesmo ano é também vítima de Rita Skeeter, uma jornalista do Profeta Diário, que cria o suposto triângulo amoroso entre Harry, Krum e Hermione, acusando-a de utilizar uma poção do amor para conquistar os dois rapazes. Hermione acaba por receber cartas ofensivas e gritadores, o que faz com que fique com enormes bolhas nas mãos. Para além disso, a mãe de Ron manifesta-se totalmente fria com Hermione na Páscoa, quando Harry e Ron ganham enormes ovos de chocolates com caramelos dentro e Hermione ganha um ovo menor do que um de galinha.

A sua consciência altruísta faz com que crie um grupo intitulado B.A.B.E. (Brigada de Apoio ao Bem-estar dos Elfos), mesmo que os principais interessados - os elfos - não a apoiem,já que é de sua natureza gostar do trabalho escravo mesmo que demonstrem querer um pouco mais de liberdade.

Quando Harry e Malfoy travam um combate, Harry acaba atingindo um feitiço chamado Furnunculus em Goyle e Malfoy atinge Hermione com um Densaugeo, fazendo com que esta fique com os dentes da frente ainda maiores, alcançando o seu decote. Posteriormente, Ron nota que ela está com os dentes normais, e esta explica que deixou que o efeito da poção que Madame Pomfrey (encarregada de cuidar da ala hospitalar) lhe receitou durasse mais um pouco para que ela ficasse com dentes normais.

Harry Potter e a Ordem da Fénix

Em Harry Potter e a Ordem da Fénix, Hermione foi nomeada prefeita de Gryffindor, tal como Ron Weasley. Também nesse ano, ela idealizou e ajudou a fundar a Armada de Dumbledore (a A.D.), tendo sido dela a ideia de criar o grupo e de ter Harry como Professor.

É um dos membros que vai junto com Harry, Ron, Luna Lovegood, Ginny Weasley e Neville Longbottom ao Departamento dos Mistérios para lutar contra os Devoradores da Morte, acabando gravemente ferida quando é vítima de uma maldição desconhecida, mas logo se recupera totalmente.

Ao longo do livro, Luna e Hermione chocam muito uma com a outra, com Hermione a ser considerada uma céptica por Luna e, por seu lado, Luna era considerada como uma excêntrica e lunática por Hermione; isto porque Hermione é muito racional.

Durante os NPF's: "Níveis Puxados de Feiticaria" - os exames do 5.º ano, Hermione passa a estudar mais do que nunca. Isola-se dos amigos sempre que podia para poder fazer revisões de tudo. Uma informação interessante é que o seu maior medo é o fracasso nos estudos.

Harry Potter e o Príncipe Misterioso

Em Harry Potter e o Príncipe Misterioso, Hermione começa por receber as notas dos seus Níveis Puxados de Feitiçaria. Obteve a nota máxima (Brilhante) em todos os exames, excepto em Defesa contra as Artes das Trevas onde se ficou pelo E de Excede as Expectativas.

É neste livro que a ter os seus sentimentos por Ron Weasley, Isso começa a verificar-se quando na primeira aula de Poções, ela cheira a Poção de amor (Amortentia), na qual cada pessoa inala o cheiro da pessoa por quem se sente atraída; aquilo que ela cheirou, correspondia a Ron Weasley.

Outra situação evidente da sua atracção por Ron Weasley, foi nos testes para Keeper de Griffyndor: a menina enfeitiçou Cormac McLaggen (o adversário de Ron nos testes) com o encantamento Confundus, para que este falhasse a última bola e assim perder o lugar para Ron.

No fim do 6º livro, ela e Rony propõem-se a ajudar Harry na sua caça as Horcruxes de Lord Voldemort.

Harry Potter e os Talismãs da Morte

Em Harry Potter e os Talismãs da Morte, Hermione lança o feitiço Obliviate, aos seus pais. Isto fez com que eles se tivessem esquecido da sua filha e, que os seus nomes são Wendell e Monica Wilkins. Ela fez também com que eles acabassem por se mudar para a Austrália, numa tentativa de os proteger dos Devoradores da Morte.

Ao chegar na Toca, Hermione ajuda na preparação do casamento de Gui Weasley e Fleur Delacour. Na festa, Vítor Krum fica novamente encantado com Hermione, despertando ciúmes em Rony

Ela agora maior de idade consegue desaparatar e passa a levar consigo uma bolsa de contas que contém infinitos objetos muito úteis numa batalha e um livro de contos de feiticeiros, "Beddle, o Bardo" herança deixada por Dumbledore.

O trio sai junto em busca dos Horcruxes e Rony tem sua mente afetada pelo Medalhão de Slytherin, o que o faz discutir com os dois e abandonar o grupo. Hermione chora durante vários dias pela partida de Rony

Quando ele volta, o medalhão o faz pensar que sua família e Hermione preferem Harry, mas Harry explica que ele e Hermione são apenas amigos, pois a tem como uma irmã e que a família dele sempre preferira ele. Rony tem suas emoções controladas e destrói o medalhão.

Ao encontrarem Hermione a garota fica muito zangada com Rony, mas perdoa-o e eles partem novamente empenhados em destruir os Horcruxes, onde ela consegue destruir um, a taça de Helga Hufflepuff.

No meio dessa procura o trio acaba sendo capturado e Belatriz Lestrange tortura Hermione para descobrir sobre o paradeiro da espada de Gryffindor, o que causou um enorme desespero em Rony

Mais tarde eles escapam e acabam em Hogwarts, onde ela e Rony tem seu primeiro beijo em um momento completamente fora do contexto, depois dele mostrar preocupação com a segurança dos elfos domésticos.

Após os Talismãs da Morte...

Ao terminar a Guerra, Hermione volta a Hogwarts, onde termina o seu sétimo ano na escola. Ao terminar seus estudos, Hermione passa a trabalhar no Departamento para a Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas e conseguiu grandes avanços pelos direitos dos elfos domésticos. Depois que passou a trabalhar na Execução das Leis da Magia virou grande defensora das leis contra opressão aos nascidos trouxas.

E meados dos anos 2000, Hermione casa-se com Rony Weasley, mantendo seu sobrenome de solteira, e tem dois filhos: Rose e Hugo. Em setembro de 2017, Hermione e Rony levam sua filha Rose para a Estação King's Cross para seu primeiro ano em Hogwarts.

Hermione também é madrinha de James Sirius Potter, primogênito de Harry e Gina Potter.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Em Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, Hermione torna-se ministra da magia.

F.A.L.E. (Rocco)/B.A.B.E. (Presença)

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Hermione fundou a F.A.L.E. (Fundação de Apoio à Libertação dos Elfos-Domésticos) (Rocco)/B.A.B.E. (Brigada de Apoio ao Bem-estar dos Elfos) (Presença), ao conhecer Dobby e Winky, dois elfos que tinham sido libertados. A ideia surgiu , quando viu que Winky era maltratada por Bartolomeu Crouch, quando este a acusou de conjurar a marca negra. No entanto, Hermione não percebe que os Elfos-Domésticos (exceto Dobby) não querem ou não gostariam de ser livres; a prova disso é Winky, que tal como Dobby, também foi trabalhar em Hogwarts, mas que recusou receber salário e, começou a passar o dia bêbeda ao ingerir cerveja amanteigada.

No ano seguinte, em Harry Potter e a Ordem da Fénix, Hermione começa a tricotar gorros, meias e cachecóis de lã para os elfos, escondendo-os entre montes de lixo, e também espalhando durante a noite, para que quando os elfos limpem a sala comum da Gryffindor, apanhem as peças de roupa e sejam libertados. Mas Hermione desconhecia que os elfos começaram a recusar o dever de cumprir as tarefas de limpeza da torre da Sala Comum de Gryffindor, porque os gorros se encontravam espalhados. Assim, o único que ia era Dobby, que ficava com eles.

Nota: Hermione só tem o "poder" de libertar os elfos porque eles estão em Hogwarts para servir à todos e, principalmente, os alunos. Então é como se os alunos fossem os senhores de todos os elfos, dando-lhes o "poder" de os libertar.

Participantes

Origem do nome

Seu nome vem de uma personagem de Conto de Inverno, peça de William Shakespeare, que é transformada em pedra, parecido com o que aconteceu com Hermione no segundo livro da saga (quando ela foi petrificada quando viu o reflexo do olhar de um basilisco no espelho). Esse nome também é a forma feminina do nome do deus grego da eloquência, Hermes. Além disso, é o nome da filha de Helena de Troia. Em uma entrevista, J. K. Rowling falou que o nome do meio de Hermione é Jane, mas no livro é Jean. Rowling o mudou por que não queria que Hermione tivesse o mesmo nome da professora Umbridge (Dolores Jane Umbridge). Coincidência ou não, Jean é o nome do meio da filha caçula de Rowling, Mackenzie Jean Rowling Murray.

Varinha

Hermione possuiu uma varinha feita de Videira Esculpida, com núcleo de Fibra Cardíaca de Dragão (Corda de Coração de Dragão), medindo 38 cm (15 Polegadas), embora na Noble Collection ela meça 36 cm. Hermione possui essa varinha até 1997 (Harry Potter e as Relíquias da Morte), quando Harry disse sem querer o nome de Voldemort, (que na época era tabu, e ninguém podia dizê-lo sem "convocar" os seguidores do mesmo) ela, Harry e Rony são capturados pelos Comensais da Morte, que tiram as varinhas dos três antes de levá-los para a Mansão dos Malfoy (não se sabe o que aconteceu com as varinhas). Depois de serem salvos por Dobby, o elfo, e serem levados para o chalé das conchas (casa de Gui e Fleur) Hermione começa a usar a varinha de Bellatrix Lestrange, que é feita de nogueira, com núcleo de corda de coração de dragão (coincidentemente o mesmo cerne da varinha original de Hermione) e trinta e dois centímetros de comprimento. Mas a varinha de Bellatrix não funciona bem para Hermione porque, como eles descobrem pelo Sr. Olivaras, ela não conquistou a lealdade da varinha (quem havia conquistado a lealdade da varinha de Bellatrix foi Harry, do mesmo modo que conquistara a varinha de Draco, e Rony conquistou a de Rabicho). NOTA: Não se sabe se Hermione troca de varinha depois da batalha de Hogwarts.

Popularidade da personagem

Hermione é um dos personagens favoritos dos fãs da saga. Em uma enquete realizada pela associação Filmclub, em parceria com a Lovefilm, Hermione foi escolhida com 19% do votos a personagem infantil e juvenil mais querida do cinema e o melhor modelo para jovens e crianças se inspirarem. Em outra enquete esta realizada pela editora que publicou os livros da saga (editora Bloomsbury) para saber qual era o personagem favorito dos fãs da série, Hermione ficou na 2° colocação abaixo apenas do professor Severo Snape. Com isso pode-se afirmar que Hermione é a personagem mais querida do trio protagonista.

Ligações externas