Heutagogia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A heutagogia (do grego: heuta – auto + agogus – guiar) propõe um processo educacional no qual o estudante é o único responsável pela aprendizagem, sendo um modelo alinhado à Tecnologia da Informação e Comunicação e às inovações de e-learning.

Definição. Heutagogia é o conceito de aprendizagem autodirecionada em que o aluno é o gestor e programador de seu próprio processo de aprendizagem através do autodidatismo, autodisciplina e auto-organização.

Nesse modelo educacional, o estudante é quem determina o que e o como a aprendizagem deve ocorrer e, por consequência, proporciona uma aprendizagem idiossincrática e valoriza as experiências pessoais e a necessidade de rapidez na assimilação de conhecimento e de habilidades.

O assunto está tomando força nos últimos tempos devido à necessidade de novos modelos nos cursos a distância distribuídos pela internet.

O método heutagógico também vem sendo efetivamente aplicado a cursos na modalidade blended, ou seja, semi-presencial, contando também com experiências práticas em sala de aula junto a outros professores, em momentos cruciais e de consolidação dos conteúdos vivenciados durante o curso e construídos pelos participantes.

Referências

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Stewart Hase and Chris Kenyon (dezembro de 2000). «From Andragogy to Heutagogy». Faculty of Education Language and Community Services, RMIT University. ultiBASE. Consultado em 5 de março de 2011. Arquivado do original em 20 de fevereiro de 2001 
  • Jane Eberle and Marcus Childress (2009). «Using Heutagogy to Address the Needs of Online Learners». In: Patricia Rogers, Gary A. Berg, Judith V. Boettecher, and Lorraine Justice. Encyclopedia of Distance Learning 2nd ed. [S.l.]: Idea Group Inc. ISBN 9781605661988 
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.